Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Viagem

Castelos da Bélgica: Château de Reinhardstein

Um château com uma história riquíssima, na região mais alta da Bélgica.

E por aqui seguimos com as dicas de castelos para visitar na Bélgica. Desta vez, apresento o Château Reinhardstein, em Ovifat na Valônia, um castelo com história rica e onde foi possível realizar uma visita guiada.

Foi meio que por acaso que vimos que seria possível fazer a visita a este château, então na atual situação em que nos encontramos, indico que entre em contato para saber o que está funcionando. Digo isso porque nesta última semana, alguns serviços tiveram que ser fechados novamente, mas nada foi dito sobre os museus que estavam abertos desde junho passado.

Segue abaixo um pouco da história desse castelo e a dica para que visite a região que também é muito bonita e cheia de atrativos.

Château de Reinhardstein, para ver e se divertir

Foi em 1354 que Venceslau de Luxemburgo concedeu permissão a Renaud de Waimes para construir um castelo neste local. Devido à extinção da família Waimes, o castelo passou sucessivamente para as mãos das famílias Zivelle, Brandscheid e depois Nassau.

Em 1550, após o casamento de Anne de Nassau e Guillaume de Metternich, o Château Reinhardstein tornou-se propriedade desta importante família até a Revolução Francesa. Em 1812, o conde de Metternich, pai do chanceler Klement, vendeu o castelo. Abandonado, ele se deteriorou acentuadamente com o tempo.

Em 1965, Jean Overloop, um professor de Bruxelas apaixonado por história, descobriu o castelo em ruínas quase por acaso e nas suas próprias palavras, foi amor à primeira vista. Ele levou nada menos que dezoito meses, com a ajuda de alguns entusiastas e valendo-se do know-how de artesãos locais, para reconstruir o Reinhardstein.

Após o falecimento do proprietário, a administração da propriedade e museu foi destinada a uma organização sem fins lucrativos, que hoje se esforça para oferecer uma série de eventos durante o ano. O festival medieval anual é acompanhado por fins de semana temáticos (concertos de música, exposições, degustações, passeios noturnos, etc.) para entretenimento de jovens e adultos.

Exposições contemporâneas e históricas agora adornam os jardins e as paredes do Château. A administração escolhe coleções excepcionais e artistas consagrados a cada ano para enriquecer a experiência do visitante.

Infos práticas sobre o Château Reinhardstein

Existem dois estacionamentos próximos do castelo, para quem visita o local de carro. As visitas são guiadas, disponíveis em francês, holandês e alemão (um guia escrito é disponibilizado em inglês). Não é permitido visita sem guia. Disponibilidade de outras atividades precisa ser consultada no site.

Endereço: Chemin du Cheneux, 50 – 4950 – Ovifat – Bélgica

Site: https://www.reinhardstein.net/fr

— — —

Para ver outros posts com dicas de castelos na Bélgica, acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.