Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Frutos do mar, Receitas

Bouillabaisse, ensopado de peixe tradicional de Marselha

Para seguir com as receitas de clássicos da culinária francesa, hoje é dia de falar do Boullabaisse.

Como a grande maioria das receitas clássicas francesas, o Bouillabaisse tem uma origem simples. O ensopado de peixes tradicional de Marselha era o prato preparado e consumido pelos pescadores, feito com os peixes que não eram vendidos após um dia de trabalho.

Esse prato passou a fazer parte dos cardápios mais refinados pela simples adição de ingredientes mais caros, frutos do mar como o lagostim. De longe um dos pratos mais complexos dessa serie, mas fiquem tranquilos que trago abaixo uma versão simplificada de Boullabaisse.

Mas não sem antes deixar aqui uma breve explicação do que compõe o prato. Geralmente refoga-se primeiro os legumes, depois adiciona-se o peixe com as espinhas e cozinha. Mas serve-se primeiro o caldo, acompanhado de pão. Peixes e batatas são servidos em um outro prato separadamente. Mas esse é um resumo de uma receita bem complexa por conta de suas muitas variações e abaixo eu indico a minha versão que é bem simplificada. Quantidade indicada para duas porções.

Receita simples de Bouillabaisse

Ingredientes

  • 300 g de filé de peixe branco;
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 4 tomates;
  • 1/2 cebola;
  • 2 dentes de alho;
  • Salsinha, louro e tomilho;
  • Açafrão;
  • 1/2 copo de vinho branco;
  • 4 lagostins;
  • 500 g de mexilhões;
  • 200 g de batata;
  • Pedaço de casca de laranja;
  • Caldo de peixe;
  • Sal e pimenta.

Modo de preparo

Descasque a cebola e corte em fatias medianas, apenas para refogar. Coloque azeite em uma panela e refogue até que esteja bem cozida e começando a dourar. Quando chegar nesse ponto, adicione o alho descascado e picado. Refogue por mais dois minutos e adicione 3 tomates cortados em cubos.

Adicione ramos de tomilho e pelo menos duas folhas de louro e mexa. Adicione o vinho e deixe cozinhando em fogo baixo por alguns minutos. Hidrate alguns fiozinhos de açafrão em meia xícara de água morna e quando soltar cor, adicione no preparo de cebola e tomate. Quando o tomate tiver desmanchado, adicione o caldo de peixe (cerca de 500 ml). Misture bem, prove e coloque sal e pimenta em quantidade ao seu gosto. Adicione a casca de laranja e cozinhe por 5 min em fogo baixo.

Caldo do Bouillabaisse depois de processado.

Passado este tempo, adicione as batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas no caldo. Quando estiverem quase cozidas, adicione os filés de peixe cortados em cubos, postas ou pedaços grandes. Deixe cozinhar por mais 5 min. Se achar necessário, adicione mais água.

Enquanto isso, prepare os demais frutos do mar. Em uma caçarola a parte, refogue um dente de alho, adicione o tomate cortado em cubinhos e refogue por mais um minuto. Adicione salsinha picada e misture. Adicione os mexilhões e os lagostins já limpos e misture bem. Tampe e aguarde até que os mexilhões estejam abertos. Quando isso acontecer, é sinal de que estão cozidos. Mantenha tampado enquanto prepara os demais elementos do prato.

Remova os filés e as batatas do caldo e coloque em uma travessa a parte. Descarte a casca de laranja. Processe o restante no liquidificador e coe o caldo para obter uma sopa limpa e bonita. Sirva o caldo com pão e com alguns frutos do mar, peixe e batatas, no mesmo prato ou separadamente.

— — —

Esta Receita de Bouillabaisse faz parte da serie Clássicos da Culinária Francesa. As demais receitas podem ser conferidas neste link aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.