Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Bife de Fígado à Moda de Lyon

Muitos torcem o nariz para o bife de fígado, mas é uma excelente opção de alimento para quem busca uma dieta saudável e o consumo de alimentos ricos em nutrientes.

Bife de Fígado com purê de batatas - Receita de Viagem

Bife de Fígado Acebolado com Purê de Batata, Bacon e Vagens

Primeiramente, peço desculpas pelo longo hiato na série de postagens de receitas clássicas francesas (veja a lista completa com as receitas já testadas aqui!). Este primeiro semestre de 2016 foi bem agitado. E como quem precisa de nutrição extra, hoje trago a receita de Foie de Veau à la Lyonnaise. Traduzindo, Bife de Fígado à Moda de Lyon, popularmente conhecido no Brasil como Bife de Fígado Acebolado.

Rico em vitaminas e ferro, o fígado bovino (assim como de frango e pato) é um alimento que deve ser consumido com moderação, pois contém colesterol. Sua textura pastosa (quando cozido) e seu sabor intenso de ferro e aroma forte são os responsáveis pela pouca popularidade. Mas é uma alternativa bem em conta quando se precisa de nutrientes extras. Recomendo o uso de fígado de vitelo (novilho com menos de 1 ano de vida), pois tem sabor mais delicado e textura menos pastosa.

Este Bife de Fígado à la Lyonnaise serve-se tradicionalmente com purê de batatas. Neste preparo, fiz também vagens frescas, bacon e adicionei um pouco de salsa. Duvido alguém que recuse comer bife de fígado com bacon – a menos que seja vegetariano. Refeição para duas pessoas.

Receita de Bife de Fígado à Moda de Lyon

Ingredientes

  • 4 bifes de fígado de vitelo;
  • 2 cebolas novas e pequenas;
  • Aceto balsâmico;
  • Azeite de oliva;
  • Manteiga;
  • Sal e pimenta preta;
  • Farinha de trigo;
  • 100 g de bacon (opcional);
  • Salsinha;
  • Batatas para purê de acompanhamento.

Modo de preparo

Tempere os bifes com sal e pimenta e reserve. Em um prato fundo, coloque cerca de 3 colheres de sopa de farinha de trigo e empane levemente os bifes. Retire o excesso de farinha. Aqueça uma frigideira, adicione um fio de azeite e meia colher de manteiga. Quando estiver quente, coloque os bifes para dourar – máximo de 3 minutos cada lado. Quando estiver pronto, retire da frigideira e reserve.

Descasque as cebolas e corte ao meio, depois pique em meias rodelas muito finas. Aqueça novamente a mesma frigideira onde dourou os bifes, coloque uma collher de sopa de manteiga e 1 de azeite. Quando estiver quente, coloque a cebola picada para refogar, até que estejam douradas. Adicione duas colheres de sopa de aceto balsâmico e deixe cozinhar por mais dois minutos, em fogo médio. Ajuste sal e pimenta e desligue.

Pique salsinha e sirva juntamente com a cebola sobre o bife. Para acompanhamento, salada e purê de batatas. Se desejar, doure bacon e sirva juntamente com o bife. Para fazer o purê, da forma mais simples e rústica: lavo bem as batatas, cozinho com casca e quando estiverem macias, esmago grosseiramente com um garfo. Adiciono manteiga, sal e pimenta branca e sirvo em seguida.

Bife de fígado e acompanhamentos - Receita de Viagem

Bife de fígado e acompanhamentos

Bife de Fígado Acebolado - Receita de Viagem

8 thoughts on “Bife de Fígado à Moda de Lyon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.