Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Aves, Receitas

Waterzooi, receita tradicional da Bélgica

Veja como fazer uma das receitas mais tradicionais da Bélgica, o Waterzooi.

Waterzooi - Receita de Viagem

Waterzooi

Engana-se quem pensa que na Bélgica a comida gira em torno de Moules, Frites, Gaufres e cervejas. Claro que muito dos pratos tradicionais da culinária belga levam cerveja – a chamada cuisine à la bieres – mas existem opções bem saborosas como este Waterzooi que apresento hoje.

Este prato nada mais é do que um ensopado de frango com legumes e creme de leite, com um preparo um pouco diferenciado. Tradicional da cidade de Ghent  – região de Flandres, de origem holandesa – o Waterzooi era feito antigamente com peixe. Mas aqui repasso a receita que fiz com frango, e recomendo para os dias de temperaturas mais baixas. Confira os ingredientes e modo de preparo, espero que apreciem sem moderação! Com essa quantidade de ingredientes, é possível servir muito bem duas pessoas.

Gentse Waterzooi

Ingredientes

  • 4 pedaços de frango – usei coxa e sobrecoxa, mas pode usar o que preferir! A receita original leva um frango inteiro, dividido em 8 partes;
  • 200ml de creme de leite;
  • 2 cenouras de tamanho médio;
  • 1 talo de alho poró;
  • 2 nabos – usei um grande e um pequeno;
  • 1 batata grande;
  • 1 cebola pequena;
  • 1 dente de alho;
  • Caldo de galinha;
  • Louro, tomilho e salsa;
  • Sal e pimenta branca moída na hora;
  • Manteiga para refogar;
  • Pão francês ou arroz branco para acompanhar.

Modo de preparo

Preparando o caldo onde o frango será cozido

Frango cozido no caldo - Receita de Viagem

Caldo onde frango é cozido!

Aqueça um litro de água. Limpe o alho poró e corte a parte verde das folhas grosseiramente, descartando apenas o que estiver mais ressecado. No Brasil sei que muitos jogam fora esta parte, mas ela é excelente para complementar caldos e sopas! Descasque e corte grosseiramente uma das cenouras. Coloque a água quente em uma panela e adicione o caldo de galinha, o alho poró, a cenoura, alguns raminhos de tomilho, umas duas folhas de louro e uma pitada de pimenta branca moída na hora.

Quando este caldo estiver fervendo, adicione os pedaços de frango. Deixe cozinhar por aproximadamente 25 min. em fogo médio.

Preparando os legumes para refogar

Legumes - Receita de Viagem

Legumes cortados para refogar.

Enquanto o frango cozinha, lave e descasque os legumes. Corte o alho poró e a cenoura em bastonetes (julienne); a batata e os nabos em cubos médios; a cebola em rodelas finas; o alho em partes micro. Aqueça a manteiga – o quanto baste para refogar todos os legumes – e adicione primeiro a cebola. Quando esta estiver levemente cozida, adicione o alho e em seguida, a batata e o nabo. Mexa algumas vezes e adicione a cenoura e o alho poró.

Última etapa do preparo

Legumes e Frango - Receita de Viagem

Legumes refogados, frango e caldo onde a carne foi cozida.

Assim que o frango estiver cozido, retire da panela, sem descartar o caldo. Remova a pele do frango e coloque na panela onde os legumes estão sendo refogados. Junte três ou quatro conchas do caldo do cozimento do frango e misture bem.

Por fim, adicione o creme de leite e ajuste sal e pimenta. Deixe cozinhar em fogo médio até que tenha um caldo encorpado, mexendo algumas vezes para não grudar.

Quando estiver pronto, sirva em pratos fundos acompanhado de pão francês ou arroz (como preferir) e finalize com salsa picada a gosto.

Waterzooi pronto - Receita Viagem

Waterzooi pronto para servir!

One thought on “Waterzooi, receita tradicional da Bélgica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.