Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Aves, Receitas

Vol-au-Vent de Frango e Cogumelos Frescos

Receita tradicional para belgas e franceses, o Vol-au-Vent é mais uma boa opção para quem quer variar no preparo do frango.

Vol-au-vent de Frango e Cogumelos - Receita de Viagem

Vol-au-vent de frango servido com salada.

Confesso que me espantei com o tanto que achei essa receita de Vol-au-Vent fácil, ainda mais considerando que aqui acha-se a parte de massa folhada pronta no supermercado. O conceito é bem simples: uma base de massa assada, em formato de caixinha ou tigelinha, que é preenchida com um recheio cremoso.

Eu preparei Vol-au-Vent com recheio de Frango e Cogumelos Frescos, mas você pode inventar sua própria receita! Abaixo indico o modo de preparo da tigelinha de massa folhada, do recheio cremoso de frango e falo um pouco mais sobre a origem desse prato típico francês e que é bem tradicional no Natal na Bélgica.

Receita de Vol-au-Vent de Frango e Cogumelos Frescos

Ingredientes

  • Massa folhada pronta;
  • 400g de frango (usei sobrecoxa);
  • 200g de cogumelo paris ou castanho fresco;
  • 100g de manteiga;
  • 50g de farinha de trigo;
  • 500ml de caldo de galinha;
  • 100ml de creme de leite;
  • 1/2 limão;
  • Sal e pimenta branca moída na hora;
  • Salsa para finalizar;
  • Salada verde para acompanhar.

Modo de preparo

Começe preparando as tigelinhas de massa folhada (caso não encontre prontas para comprar as bouchées feuilletées). Segue explicação abaixo. Depois, o modo de preparo do recheio de frango com cogumelos.

Tigelinhas de massa folhada: além da massa folhada, você precisará de cortadores de massa, circulares ou quadrados e um ovo batido. No vídeo abaixo, é possível ver como é fácil a montagem das tigelinhas de massa para vol-au-vent.

Depois de montadas as massas, asse em forno pré-aquecido em 180 graus, até que as mesmas estejam levemente douradas e bem crescidas.

Molho cremoso de frango e cogumelos: corte o frango em pequenos cubinhos. Limpe os cogumelos (eu uso um pano descartável úmido) e corte em cubos ou lâminas. Tempere o frango com sal e pimenta branca moída na hora. Refoge a carne de frango em uma caçarola com metade da manteiga. Quando estiver cozido, acrescente os cogumelos picados.

Frango picado para recheio - Receita de Viagem

Franco cortado em cubinhos.

Enquanto os cogumelos refogam, prepare o roux com 50g de manteiga e 50g de farinha (derreta a manteiga, coloque a farinha e mexa bem, cozinhando em fogo médio, até que esteja levemente dourado – aproximadamente 3min.). Adicione o roux na caçarola de frango com cogumelos e misture bem.

Recheio para vol-au-vent - Receita de Viagem

Recheio de frango para Vol-au-vent.

Aqueça o caldo de galinha. Adicione aos poucos na caçarola onde o frango está sendo preparado. Quando estiver com consistência cremosa, adicione o suco de meio limão. Mexa bem e adicione o creme de leite. Se achar necessário, cozinhe por mais alguns minutos, para que o molho fique mais denso ou mais líquido, de acordo com a sua preferência.

A receita tradicional indica que as tigelinhas devam ir ao forno com recheio por 10min. Mas se você deseja apenas aquecer e servir o recheio das mesmas já na mesma, fica delicioso também! Finalize com salsinha ou cebolinha picada.

Acompanhamento: o tradicional na França é servir acompanhado de purê de batatas ou de arroz branco. Eu servi com salada verde, mas na Bélgica o acompanhamento tradicional é a batata-frita.

Origem do Vol-au-vent

A origem do vol-au-vent é atribuída à chef pâtissier e cozinheira francesa Marie-Antoine Carême (que viveu entre 1784-1833). Por esta época, suas receitas continham este tipo de massa com recheio salgado, mas com dimensões que variavam entre 15 e 20cm. Foi no século XX que estas pequenas caixinhas de massa folhada diminuíram de tamanho e passaram a ser conhecidas como bouchées à la reine, e passaram a ter o tamanho de uma mordida.

O recheio pode variar de acordo com o seu gosto! Alguns dos mais tradicionais levam: frango, peixe, crustáceos, escargot ou champignon.

Vol-au-vent na Bélgica

Este clássico da região flamenga da Bélgica pode ser encontrado facilmente nos restaurantes do país. Apesar de surgir na França, tournou-se popular entre os belgas e faz parte da Ceia de Natal, sendo servido como amuse-bouche (aperitivo) e com recheios diversos, ou como um dos pratos do jantar principal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.