Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicas, Dicionário de Culinária

Blogmas 10 – Vinhos para harmonizar com a Ceia de Natal

Vinhos harmonizados podem fazer a sua Ceia de Natal inesquecível!

Desde que comecei este Blogmas estou postando receitas para a Ceia de Natal, mas antes de encerrar, vamos falar de vinhos? Bons pratos são sempre interessantes, mas a bebida pode tornar a celebração inesquecível.

Como podem ter percebido neste post, ando apreciando a bebida, conhecendo minhas uvas favoritas e até selecionando alguns rótulos para envelhecer. E se você também gosta de vinhos, vale à pena investir em uma escolha mais elaborada.

Para estas dicas, não vou listar nenhum rótulo de vinho, mas o tipo de uva. Assim fica fácil encontrar aqueles que mais te agradem e que combinem com o seu orçamento. Vem ver só!

Vinhos para harmonizar com a Ceia de Natal

  • Peru de Natal

Segundo o site Decanter, o tanino é o inimigo e a acidez o aliado quando o assunto é harmonizar com a ave predileta da Ceia de Natal. Para tanto, aposte em um Pinot Noir, um Rioja, um Syraz ou um Chardonay – eu confesso que tenho uma tendência em investir no branco.

  • Pato

Caso você queira investir nessa salada com magret de pato defumado que compartilhei aqui (ou qualquer outra receita com esta ave), saiba que ela combina muito bem cm Tempranillo, Gewurztraminer e Sauternes.

  • Bacalhau

Este peixe também pede vinhos de acidez pronunciada, e a harmonização ideal é com champagne ou cava brut.

  • Salpicão

Aqui a ideia é uma harmonização com vinhos mais leves, como um riesling ou um cabernet sauvignon.

  • Arroz (com ou sem passas, mas por favor, sem briga!)

Um dos elementos da Ceia de Natal que mais gera discussão, também merece uma harmonização (e logo vai ter uma receita aqui!). Ele vai bem com vinhos de acidez mediana e frutados, como o Malvasia e outros do sul da Itália.

  • Nozes e castanhas como petiscos

O ideal é um Jerez, mas também fica agradável a combinação com rosés e espumantes.

  • Panettone

O clássico do Natal também harmoniza com a bebida e saiba que frutas secas em geral combinam com Moscatel. Para os que preferem o Chocottone, a dica é um vinho do Porto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.