Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

República Tcheca, Viagem

Viagem para Praga, o que ver em um final de semana

Programando viagem para Praga? Confira as principais atrações turísticas da capital da República Tcheca.

Não estava nos meus planos fazer mais de dois posts sobre nossa viagem para Praga, mas são tantas coisas para se ver que achei interessante compartilhar. Afinal, estamos falando de uma cidade antiga e cheia de história!

Então aqui seguem algumas dicas principais do que ver em uma viagem para Praga. Não incluo aqui museus, passeio de barco ou apresentações musicais (a cidade é conhecida por seus inúmeros concertos de música clássica), apenas o que acho imperdível. Espero que sejam úteis para os seus planos de conhecer a República Tcheca.

11 Atrações turísticas para ver em uma viagem para Praga

1 – Ponte Carlos

A construção em estilo gótico é certamente, o elemento mais em destaque da paisagem de Praga. Construída pelo rei Carlos IV no ano de 1357 conta com 30 réplicas de estátuas de santos em estilo gótico – as originais ficam preservadas em um museu. Dica: visite ela à noite, especialmente se for no inverno. O visual muda completamente e te leva ao passado de forma instantânea. É possível subir no topo das torres que ficam de cada lado da ponte, e é cobrado ingresso.

Endereço: Karlův most, Praha 1 – 110 00 – Praga – República Tcheca

— — —

2 – Cidade Antiga

A praça da cidade antiga de Praga é um dos principais pontos turísticos da cidade e abriga construções importantes do período medieval. Lá é possível apreciar a beleza das torres góticas da prefeitura, onde hoje fica o relógio astronômico, além de importantes igrejas da cidade.

— — —

3 – Relógio Astronômico

O Relógio Astronômico de Praga é um dos mais antigos do tipo na Europa e foi construído em 1410. Seu grande atrativo é de que de hora em hora proporciona um “miniespetáculo”. Além de marcar a data e as horas, ele registra a posição do sol, ciclos astronômicos, fases da lua e feriados do calendário cristão. Também é possível subir na torre do relógio, com entrada paga.

Endereço: Staroměstské nám. – Staré Město – 110 00 – Praga – República Tcheca

— — —

4 – Castelo de Praga

O castelo que tem em suas dependências a Catedral de São Vito já abrigou os reis da Boêmia, imperadores do Sacro Império Romano e presidentes da República Tcheca e Tchecoslováquia. Também em estilo gótico, tem como destaque os belíssimos vitrais e uma capela dedicada a São Venceslau, onde encontram-se as joias da coroação.

É um dos maiores castelos do mundo e a visita inclui o Antigo Palácio Real, a preservada Basílica de São George, fundada em 920 pelo príncipe Vratislav I, e também a Rua do Ouro, cheia de casinhas restauradas construídas há pelo menos 500 anos.

Para visitar você precisa optar por um dos circuitos disponíveis, mas o circuito “A” é o mais completo de todos. O ingresso pode ser adquirido na hora ou antecipadamente no site oficial do castelo.

Site oficial: https://www.hrad.cz/

— — —

5 – Ilha de Kampa

Ilha localizada no rio que corta a cidade, o Vltava e pode ser acessada via
ponte Carlos (do lado esquerdo, na direção do Castelo). Além de área verde, possui uma praça rodeada de cafés e restaurantes.

Endereço: U Sovových mlýnů – Praga – República Tcheca

— — —

6 – Torre da Pólvora

Outra torre da cidade do período gótico, que fazia parte de um dos 13 portões fortificados que protegiam a cidade. Foi erguida em 1475, porém o nome “Torre da Pólvora” só foi dado ao local quando o espaço começou a ser usado para armazenar a substância explosiva. O acesso ao topo é pago, mas por escada.

Endereço: Na Příkopě – Praga – República Tcheca

— — —

7 – Casa Dançante

Construção do centro de Praga com um formato bem inusitado, que dá a impressão de estar num movimento de dança. O prédio foi inaugurado em 1996, erguido no lugar de um outro que foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial. Ficou conhecido como “Fred & Ginger”, uma homenagem aos dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers.

No sétimo andar, onde fica a cobertura, tem um café que oferece uma ótima vista da cidade. O acesso é gratuito mas é preciso consumir algo para permanecer lá e apreciar a vista.

Endereço: Jiráskovo nám. 1981/6 – Praga – República Tcheca

Site oficial:http://tadu.cz/

— — —

8 – Igreja São Nicolau

Muito próxima ao castelo de Praga, a igreja de S. Nicolau foi erguida entre 1704 e 1755 e chama atenção pela imponência e exuberância das pinturas no teto, que mostram cenas das vidas de S. Nicolau e S. Bento.

Endereço: Malostranské náměstí, 556/29 – Praga – República Tcheca

— — —

9 – Josefov, o quarteirão judeu

O quarteirão judeu é uma área fundada no século 13 e abriga seis sinagogas e um cemitério. O cemitério judeu de Josefov (Endereço: Široká, Josefov) está entre os mais antigos do mundo e situa-se junto à Sinagoga Velha-Nova, e é considerado o local mais importante da cidade para a comunidade judaica de Praga. No local – aberto na primeira metade do século XV – há cerca de 12 mil túmulos, sendo os primeiros datados de 1439.

A Sinagoga nova-velha é um templo judeu erguido no bairro de Josefov e é também o mais antigo do tipo da Europa. Fundada em meados de 1270, o local é considerado uma verdadeira joia que resistiu ao tempo, junto ao cemitério antigo e as outras sinagogas do famoso bairro, todos possíveis de serem visitados com aquisição de bilhete único.

A Sinagoga mais antiga da Europa.

Site oficial: https://www.jewishmuseum.cz/en/info/visit/

— — —

10 – Torre Petrin, uma réplica da Torre Eiffel

Réplica da torre Eiffel de Paris, localizada na parte alta de um parque da cidade. O local pode ser acessado a pé por uma trilha ou pelo funicular que sai da rua Újezd. O bilhete pode ser adquirido na hora e é o mesmo utilizado no transporte público de Praga. O acesso ao topo da torre pode ser feito de elevador ou por escadas.

Vista da Torre Petrin.

Endereço: Hellichova, 11a – Praga – República Tcheca

Site oficial: http://www.muzeumprahy.cz/198-petrinska-rozhledna/

— — —

11 – Biblioteca do Monastério de Strahov

A biblioteca do Monastério de Strahov em Praga é considerada uma das mais belas do mundo. Construída em estilo barroco, foi inaugurada em 1722. É dividida em dois salões, nominados Salão Teológico e Salão Filosófico.

Ambas possuem teto ricamente decorados com afrescos de Jan Hiebl e uma notável coleção de globos geográficos e astronômicos. O Clementinum possui também uma torre de observação astronômica que pode ser visitada. Para evitar filas para visitar, recomenda-se a compra de ingressos antecipados no site oficial do monastério.

Endereço: Klementinum, Mariánské nám. 5 – 110 00 – Cidade Velha – Praga – República Tcheca

Site oficial: https://www.klementinum.com/

— — —

Para conferir post anterior sobre Praga, com o roteiro sobre o escritor Franz Kafka, acesse este link aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.