Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

República Tcheca, Viagem

Viagem para Praga, a cidade de Franz Kafka

Post com dicas de viagem para Praga, especialmente para os apreciadores de literatura.

Metalmorphosis

Nossa viagem para Praga vai ser relatada aqui em três posts: um com dicas de onde comer e beber como já é corriqueiro por aqui. Outro com dicas gerais de o que ver para explorar a cidade. E este primeiro indicando o que pode ser visto da vida e em homenagem ao escritor tcheco Franz Kafka autor da obra prima A Metamorfose.

Decidi relatar esta viagem para Praga dessa forma, pelo simples fato de que foi isso que mais apreciei na capital da República Tcheca. Não que a cidade tenha poucos atrativos – bem pelo contrário, mas acho interessante destacar estes elementos, depois de um passeio curto de final de semana.

Assim que fizer uma nova viagem para Praga, publico mais detalhes de outras atrações dessa cidade que é realmente muito linda e interessante. Espero que apreciem e se ainda não leram A Metamorfose, recomendo que o façam. Além de excelente, é uma história relativamente curta!

A Praga de Franz Kafka

Franz Kafka nasceu em Praga, atual capital da República Tcheca, quando a região fazia parte do Império Austro-Húngaro. É considerado um dos maiores escritores de ficção em língua alemã. Entre suas obras, a mais conhecida é A Metamorfose, e elas geralmente retratavam aspectos da vida naquela época.

Por conta disso, a viagem para Praga é uma excelente opção para quem gosta de fazer turismo literário. São várias opções de atividades relacionadas ao escritor que podem ser feitas em uma visita à capital da República Tcheca. Confira:

Metalmorphosis

Instalação magnífica, esta cabeça giratória é obra do artista tcheco David Černý. Nominada de Metalmorphosis, foi instalada em 2014 e é formada por 42 camadas de metal que giram de tempo em tempo, em direções diferentes.

Endereço: Rua Spálená, 22 – Nové Město – Praga – República Tcheca

— — —

Casas onde Franz Kafka viveu

Durante sua vida, Kafka viveu em várias casas diferentes na cidade de Praga. A casa em que ele nasceu ficava em um local que hoje abriga um pequeno museu com fotos do escritor, que retratam a cidade no começo do século 20. Da casa original, que pegou fogo, restou apenas a grande porta de madeira.

Endereço: Franze Kafky Námestí, 5Old Town – Praga – República Tcheca

Durante um certo período, Franz Kafka viveu com uma das suas irmãs em uma das casas da Viela Dourada, localizada no complexo do Castelo de Praga. A Viela ganhou esse nome porque ali viveram ourives do rei no século 17. Depois de anos de decadência, foi restaurada e hoje abriga lojas de souvenir. O acesso é pago.

Endereço: Zlatá ulicka, 22 – Praga – República Tcheca

Outra casa onde o escritor morou é também um dos mais belos exemplos arquitetônicos do renascimento tcheco. Em suas paredes, estão retratadas cenas da bíblia e da mitologia e é conhecida como a Casa do Minuto. Fica no complexo Old Town Hall, bem no centro da cidade, próximo da prefeitura.

Endereço: Staroměstské náměstí, 2 – Old Town – Praga – República Tcheca

— — —

Monumento a Franz Kafka no Bairro Judeu

Outro monumento ao escritor tcheco fica no bairro judeu, uma estátua, inaugurada em 2003. Obra do artista tcheco Jaroslav Rona e localizada em frente a Sinagoga Espanhola. Representa uma passagem escrita por Kafka em um dos seus primeiros contos, onde descreve um homem jovem que caminha em cima dos ombros de outro homem pelas ruas de Praga.

Endereço: Rua Vězeňská, 1 – Staré Město – Praga – República Tcheca

— — —

Café Louvre

Como parte dos costumes da época, Franz Kafka costumava se reunir no Café Louvre com seus amigos intelectuais. Fundado em 1902, possui salas reservadas e espaços elegantes que preservam a memória de seu cliente mais ilustre.

Vou falar mais sobre o lugar no post com dicas de onde comer e beber em uma viagem para Praga.

Endereço: Národní, 22 – Nové Město – Praga – República Tcheca

— — —

Museu Franz Kafka

Ideal para quem quer conhecer o mundo de Kafka, começa mostrando como a vida na cidade afetou a sua vida e influenciou a sua obra. Depois, mostra mais sobre o seu processo criativo.

Endereço: Cihelná, 2b – 118 00 – Praga 1 – Lesser Town – República Tcheca

— — —

Outras opções de lugares para conhecer sobre Franz Kafka, acesse aqui.

2 thoughts on “Viagem para Praga, a cidade de Franz Kafka

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.