Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Grécia, Viagem

Viagem para Grécia: Corinto e sua Acrópole Antiga

A antiga fortificação de Corinto é um dos passeios que você pode fazer, a partir de Atenas em uma viagem para Grécia.

O Templo de Apolo, visto da Acrópole de Corinto.

Seguindo nossa viagem para Grécia desbravando a parte continental do país, chegamos a Corinto e as ruínas de sua Acrópole Antiga. A cidade que foi de grande importância comercial no século 8 a.C. por conta de sua localização privilegiada.

Do topo da fortificação hoje em ruínas, é possível ver os golfos Sarônico e Corinto, este que é o o caminho mais curto entre o Mediterrâneo Oriental e o Adriático. Foi uma potência naval até ser destruída pelos romanos em 146 a.C., que a reconstruíram em 44 a.C.

Chegou a ter uma população de 800.000 habitantes, a maioria homens livres e judeus. Sofreu com inúmeras invasões. No séc. 4 d.C., Corinto foi destruída por Alarico que vendeu seus cidadãos como escravos, mas continuou sendo habitada. Em 1.458, foi invadida pelos turcos, pelos Cavaleiros de Malta em 1.612, controlada pelos venezianos de 1.687 a 1.715, novamente tomada pelos turcos até que ocorreu a independência da Grécia em 1.822.

As ruínas de Acrocorinto revelam que esta foi a maior cidade romana na Grécia. Antes da subida da Acrópole para a visita, destaca-se na paisagem o Templo de Apolo (deus das artes e da beleza masculina), que foi preservado pelos romanos. Construído no ano 550 a.C. na época de apogeu da cidade de Corinto.

Em contrapartida, no topo da montanha, dentro do perímetro da Acrópole de Corinto, destacava-se o Templo de Afrodite. Conta-se que mil sacerdotisas que frequentavam o templo, e que no final da tarde elas desciam até a cidade para se prostituir. Como forma de culto a deusa do amor. Mas este templo foi destruído e deu lugar a uma igreja bizantina, uma das construções mais preservadas da acrópole.

Visita a Acrocorinto: informações práticas

A visita as ruínas dura cerca de duas horas, e por conta do calor, recomendo que seja feita no começo da manhã. Por ser uma das maiores cidades da Grécia, pode ser visitada via transporte público a partir de Atenas. Confira opções de ônibus e trem aqui.

O Templo de Apolo fica em um sítio arqueológico separado da Acrópole, e para ele paga-se para entrar, na Corinto Antiga não.

Nós alugamos um carro na Europcar para realizar estes passeios e não depender de horários fixos. Corinto está a 80 km de Atenas, ou seja, facilmente visitável em uma viagem para Grécia.

Endereço: Eth. Anexartisias 25, Corinto – 201 00 – Grécia

— — —

Para ver todos os posts com dicas de viagem para Grécia, siga a tag!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.