Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Itália, Nápoles, Onde comer (e beber!), Viagem

Dicas de turismo em Nápoles

Turismo em Nápoles, com dicas que recebemos de um local, incluindo onde comer a melhor pizza!

Tivemos o privilégio de fazer turismo em Nápoles, a partir de dicas de um amigo napolitano. A cidade do sul da Itália entrou na nossa lista porque tínhamos a intenção de conhecer as ruínas de Pompéia e seguir para a Costa Amalfitana.

E estas dicas que recebemos tornaram nosso dia de turismo em Nápoles bem mais interessante! Sem cair em armadilhas, e fazer o que realmente interessa, já que tínhamos pouco tempo na cidade. E para comer a melhor pizza napolitana, segundo a opinião dos próprios napolitanos (dica: não é a Da Michele que ficou famosa no filme Comer, rezar e amar).

Vale lembrar que esta é uma cidade bem pitoresca da Itália, um tanto diferente dos principais destinos turísticos italianos. Tem uma atmosfera um tanto caótica, mas este é para mim o seu grande charme. Merece ao menos um dia de visita, se está nos seus planos conhecer as atrações da região.

Mas vamos ao que interessa? Confira abaixo dicas de o que fazer em um dia de turismo em Nápoles!

Dicas de turismo em Nápoles

  • Duomo di Napoli

Principal igreja de Nápoles, consagrada a São Januário e onde estão seus restos mortais. A igreja abriga também um frasco do sangue de São Januário, que é retirado duas vezes por ano, quando o sangue seco geralmente se liquefaz. Diz a lenda que se o sangue não se liquefazer, um desastre acontecerá em Nápoles.

Acesso gratuito!

— — —

  • Castelo dell’Ovo

Mais antigo castelo da cidade, oferece uma vista privilegiada do Golfo de Nápoles. Seu nome deriva de uma lenda de que o poeta Virgílio, que na Idade Média também era considerado como um mago, escondeu nas paredes do castelo um ovo mágico que manteria em pé toda a fortaleza. A sua quebra provocaria não só o colapso do castelo, mas também uma série de ruinosas catástrofes na cidade.

Acesso gratuito!

— — —

  • Napoli Sotterranea (Subterrâneos de Nápoles)

Atração turística que mais gostei de visitar em Nápoles! Visitar os subterrâneos da cidade dura 2 horas e além de ver as ruínas do aqueduto greco-românico que abastecia a cidade, é possível ver também os refúgios antiaéreos da Segunda Guerra Mundial, o museu da guerra, a estação sísmica Arianna e as ruínas do teatro greco-românico. Tudo isso a 40 metros de profundidade, em um passeio que começa com o uso de velas. Imperdível!

O ingresso adulto custa 10 euros.

Site oficial: https://www.napolisotterranea.org

— — —

  • Capela de Sansevero

O Museu Cappella Sansevero é uma preciosidade do patrimônio artístico mundial. A capela repleta de arte barroca. A capela familiar (que hoje funciona como um museu aberto ao público) é um nobre mausoléu, que reflete a personalidade multifacetada de seu engenhoso arquiteto, Raimondo di Sangro, sétimo Príncipe de Sansevero.

A obra-prima da capela, projetada por ele e desenvolvida por artesãos locais sob a sua supervisão, é a escultura do Cristo Velado, imagem acima. No local não é permitido tirar fotos, mas é possível ter uma noção da beleza da capela nas fotos do site da capela, cujo link segue abaixo.

Ingresso adulto custa 7 euros. Site oficial: http://www.museosansevero.it

Fotos do site oficial do museu.

— — —

  • Praça do Plebiscito

Não conseguimos visitar o castelo que fica no alto da cidade, mas terminamos nosso dia de turismo em Nápoles em um café próximo da Praça do Plebiscito. Indico o café logo abaixo, mas deixo como dica para acessar com facilidade o palácio. Logo ao lado, siga pela Via Chiaia, a rua mais charmosa de Nápoles.

— — —

  • Caminhe por Nápoles

Apesar de ser considerada suja e desorganizada, Nápoles tem seus encantos. De minha parte, penso que não é nada que não tenha visto no Brasil ou até mesmo em Atenas. Se tiver tempo de circular pela cidade e apreciar seus encantos, aproveite! Vai descobrir uma cidade rica em história e cheia de atrações.

Abaixo, algumas fotos extras de Nápoles.

Atrás das nuvens está o Vesúvio!

— — —

Onde comer em Nápoles

Dica preciosa para quem quer provar a MELHOR pizza de Nápoles!

Esqueçam qualquer outra indicação da “vera pizza napoletana” – se quer comer a considerada melhor pizza da cidade, de acordo com os locais, vá a Pizzeria Gino e Toto Sorbillo. Meu pedido foi bem especial: uma pizza elaborada pelo premiado chef italiano Massimo Bottura, com ingredientes produzidos aos pés do Vesúvio.

Pizza, criação do chef Massimo Bottura.

 

— — —

Para quem quer provar pizza frita! Essa variedade de um dos pratos se assemelha muito com o pastel brasileiro (mas do tamanho de meia pizza), com recheio de pizza.

— — —

Para provar o melhor expresso italiano de Nápoles ou a invenção do bar, “caffè alla nocciola” (café com Nutella!).

— — —

Impossível não provar um gelato na Itália! Em Nápoles provamos da Rol e amamos! Sabores clássicos, com vista para o Golfo de Nápoles.

— — —

* Lembrando que estas são as atividades que fiz em minha viagem a Nápoles. Mas é uma cidade incrível, com muitas outras atrações!

*Para conferir endereço dos restaurantes, clique no nome!

Para ver dicas de onde se hospedar em Nápoles e outras cidades da Itália, veja este post aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.