Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bruxelas, Onde comer (e beber!)

Top 5 de Bruxelas: Comida de Rua

Mas uma super dica de onde comer em Bruxelas, com a lista das 5 principais opções de comida de rua.

Bruxelas é uma cidade com grande variedade de estrangeiros vivendo e circulando diariamente, por ser sede da União Europeia e de mais de uma centena de outras instituições internacionais. Isso faz com que a diversidade seja o tema para tudo, e pelas ruas centrais da cidade é possível encontrar restaurantes com todo tipo de influência. É aqui que se faz presente alguns dos melhores restaurantes de comida belga, e aos poucos procuro compartilhar por aqui os endereços que conheço (e aprovo!).

Mas quando se está turistando e procurando por lugar onde comer, seja em Bruxelas ou qualquer outro lugar do mundo, comida de rua é a melhor opção, não é mesmo? Ganha-se tempo e gasta-se menos. Por isso listo aqui as opções de street food que você pode encontrar no centro da cidade, algumas muito populares e outras nem tanto. Anotem estas dicas para a próxima visita à capital da Bélgica!

Top 5 de Bruxelas – Comida de Rua

  • Batata frita

Sem entrar no mérito de onde surgiu a batata frita (falo mais sobre a tradição da babata-frita neste post aqui), a Bélgica tem algo neste aspecto em que se destaca dos outros: você encontra batata frita para comer em qualquer canto. É quase uma instituição belga, batata frita vendida em cones ou bandejas, com diversas opções de molhos (um dos mais populares aqui se chama brésilienne e é picante, com coco ralado).

Em Bruxelas não seria diferente do resto do país. No centro da cidade e bem pertinho da Grand Place você encontra a Fritland (melhor da região), mas não é à toa que o produto daqui é o mais famoso – difícil é encontrar batata-frita ruim por aqui e qualquer opção de friterie ou fritur onde o produto é servido é válida.

Serviço: Fritland

Endereço: 49, Hendrik Maus Straat – 1000 BXL – De Beurs

Site: http://www.fritlandbrussels.be/acceuil

  • Waffles ou Gaufres

Waffles (em holandês) e Gaufres (em francês) são bem populares no centro de Bruxelas, e você encontra diversos estabelecimentos que vendem e em todos os lugares. Basta seguir o cheio doce e parar na primeira fila. Existem algumas diferenças que já falei neste post aqui (o lugar que menciono fechou para reformas do metro, indicação do link é mais para explicação mesmo), mas estes gaufres que você vê circulando, quadradões e cheios de chantili em cima são típicos de Bruxelas.

O waffle nature ou sucré de Liége, que é prensado na hora, é o meu favorito. Penso que colocar chocolate e outras coisas em cima pode mascarar gaufres velhos ou que não são muito gostosos. Antes de se jogar nesses, prove um natural que tem garantia de ser feito na hora.

Serviço: Le Funambule

Endereço: Rue des Fripiers – Bruxelas – Bélgica

Site: http://www.lesgaufresdemanneken-pis.be/

  • Chocolate

Claro né. É meio que irresistível entre tantas lojinhas, que você passa e as pessoas ficam te oferecendo provas, não comprar um ou outro chocolate quando se visita a cidade. Mas aqui chocolate entra como comida de rua porque sim, você pode muito bem deixar a sobremesa de lado no restaurante onde se entupiu de moules e selecionar chocolates para comer enquanto segue passeando pela cidade.

Se estiver frio, não hesite em tomar um chocolate quente! Todas as lojas de chocolate servem a bebida quente, seja em Bruxelas ou qualquer outra cidade da Bélgica.

Fica a dica: a marca Leônidas é a que oferece o melhor preço por quilo de chocolate e são igualmente deliciosos. São várias unidades espalhadas por todo país.

Serviço: Leônidas

Site: http://www.leonidas.com/splash?to=

  • Sanduíche

Típica lanchonete que vende sanduíches à emporter em Bruxelas.

Rede de supermercados belga, onde você pode comprar sanduíches e saladas prontas, para comer em um dos bancos da rua de pedestres.

Não sei se já comentei aqui, mas a grande maioria dos belgas almoça sanduíche, sopa ou salada. Isso porque o jantar com a família reunida (pais e filhos) é a refeição mais importante do dia. Por isso é bem normal ver pessoas que trabalham nas mais variadas áreas, circular com um sanduíche de baguete na mão, comprado na lancheria mais próxima, prontas para voltar ao trabalho.

Se você procura uma refeição barata e reforçada, siga essa dica. Já postei aqui sobre o El Bocadillo, excelente opção de onde comer no centro da cidade, mas existem muitos outros lugares como o Exki (várias unidades espalhadas pela cidade) e até mesmo os supermercados, como Carrefour Delhaize. Se quiser se aventurar pelos sabores tipicamente belgas, escolha um de Americain. É uma espécie de tartar, super bem temperado, que logo mais vem em receita aqui no site.

Serviço: Delhaize

Endereço: Boulevard Anspach 63, 1000 Bruxelles

Site: http://www.delhaize.be/nl-be/

  • Escargot

Não é uma opção muito comum, mas se você é aventureiro como eu, pode provar esta iguaria em um food truck que está sempre bem em frente à Bourse. Alguns minutos da Grand Place. A van do Chez & Fils é bem tradicional em Bruxelas e a única de comida que rua que conheço na cidade que tem endereço fixo, além das vans de batata frita.

A van do Chez & Fils.

Seus caracoles são preparados à moda belga e tem tempero bem picante. Para os menos ousados, servem outros tipos de frutos do mar. Aberto em horário comercial e em finais de semanas com eventos nas proximidades, como o Belgian Beer Weekend (primeiro final de semana de setembro, todos os anos).

Serviço: Chez Jef & Fils

Endereço: Boulevard Anspach 82, 1000 Bruxelles

Bônus: para os apreciadores de peixes e frutos do mar, na Place Sainte-Catherine tem o Mer Du Nord e a Poissonnerie ABCAmbas as peixarias servem pratos tradicionais da Bélgica e da Espanha, ostras frescas, camarão à la plancha, entre outras delícias, frescas e preparadas na hora. Você pode comer no balcão e nas mesinhas da praças, mas em pé. Leia mais neste post aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.