Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Receitas

Testando Clássicos da Culinária Francesa

A culinária francesa é riquíssima em sabores e diversidade de elementos. Não à toa, é considerada por muitos a melhor do mundo. Eu aprecio boa parte de suas composições clássicas e fico encantada com suas técnicas centenárias. E quem já tentou fazer um soufflé perfeito sabe muito bem do que estou falando. Nada é em vão.

Soufflé de chocolate no forno - Receita de Viagem

Como precisei pausar meus testes com receitas típicas da Itália (meus livros…ler mais neste post aqui!) – , encontrei uma nova meta culinária. Munida de uma relação de 44 pratos considerados clássicos e tradicionais, divididos por região, inicio nova fase de testes que passo a compartilhar agora!

Vale lembrar que não testarei as receitas na ordem em que estão listadas aqui, mas sem deixar de enumerar, caso tenha interesse em conhecer. Mas só porque depende muito do clima (quem gosta de ensopado e horas no fogão no verão?!). Confira a relação e sinta-se à vontade para me acompanhar em minha saborosa jornada culinária!

Um breve aviso: nem todos os pratos são mega elaborados ou om ingredientes difíceis de ser encontrados (ou muito caros). Por isso, acompanhe nossa lista até o fim e surpreenda-se com novas possibilidades de sabores!

44 Clássicos da Culinária Francesa

— Região Noroeste da França e Paris

Inclui além da Capital, a Normandia e a Bretanha. Um dos destaques são os pratos com frutos do mar.

1 – Coquilles Saint-Jacques

As vieiras para quem é do Brasil. Em geral preparo grelhadas, como na foto abaixo, mas estou muito a fim de testar a versão gratinada. São servidas geralmente no Natal.

Vieiras com aspargos - Receita de Viagem

Vieiras e aspargos na manteiga.

2 – Camembert Assado

Queijo quente assado, relativamente simples de preparar. Mas surpreendente!

3 – Moules Marinières

Já publiquei aqui uma receita de Mexilhões na Cerveja Gueuze mas também vou testar esse clássico da culinária francesa, que aqui na Bélgica é sempre servido acompanhado de batata frita.

Moules na Gueuze - Receita de Viagem

Mexilhões na Cerveja Gueuze.

4 – Crepe de Trigo Sarraceno

O crepe é uma especialidade francesa com muitas variações na receita. Consegui desenvolver a minha própria, que compartilharei aqui além desta clássica feita com trigo sarraceno.

5 – Blanquette de Veau

Espécie de ensopado de vitela, com cogumelos. Dizem que é um dos melhores pratos da culinária francesa e estou bem curiosa para testar.

6 – Soupe à L’oignon

A tradicional sopa de cebola francesa – que até fazer a receita, jamais imaginei que pudesse ser tão boa! Basta seguir os passos com preciosismo francês.

7 – Sole Meunière

Filé de peixe preparado com perfeição. Bom para testar técnicas e instrumentos culinários. Este prato foi o que chamo de “revelação” na cozinha para Julia Child. Sabores inacreditáveis!

8 – Hachis Parmentier

Versão francesa da Shepherd`s Pie inglesa. Basicamente, ragu de carne no fundo e purê de batatas no topo, serve depois de gratinado.

9 – Boudin Noir Aux Pommes

Essa é para os que gostam de fortes emoções! Nada mais do que morcilha ou morcela preta (feita com sangue de porco) com batatas e maçã.

10 – Soufflé de Queijo

Este eu já testei, fiz a receita da Cordon Bleu (esse livro aqui!), conforme foto abaixo. É a que venho reproduzindo com sucesso, e que repasso aqui.

Souflê de queijo - Receita de Viagem

Suflê de Queijo.

11 – Steak Tartare

Prato bem tradicional preparado à base de carne bovina crua, cortado “na ponta da faca”.

12 – Pot-au-feu

É uma espécie de ensopado com carne e vegetais. É um prato de inverno.

— Região Sudoeste da França

Esta é a região de Bordoux, Aquitania e Toulose, famosa por seus vinhos. Desta região vem os clássicos com pato e Foie Gras.

13 – Piperade

Espécie de Eggs in Hell francês. Certamente vai figurar na minha lista de receitas com ovos!

14 – Magret de Cannard

Já me arrisquei no preparo de peito de pato algumas vezes desde que chegamos na Bélgica e confesso que não achei difícil. Apenas precisa saber controlar bem o ponto. Segue foto de uma das vezes que fiz.

Magret de Canard - Receita de Viagem

Peito de Pato.

15 – Garbure

Outro ensopado de carne com vegetais. Mas este estou a fim de testar, pois é bem diferente, feito com presunto.

16 – Cassoulet

Ensopado de pato e linguiça com feijão branco. Já comi em algumas ocasiões, já preparei algumas vezes a versão simplificada e é uma das minhas comidas francesas favoritas.

17 – Foie Gras

É relativamente simples de fazer, e a possibilidade de combinação de sabores é encantadora. Deixando polêmicas à parte, é algo que toda pessoa deveria provar na vida.

18 – Confit de Canard

Ainda não pensei sobre o grau de dificuldade em preparar, em casa, desde o princípio, o confit de pato – pois aqui acho pronto para aquecer em qualquer supermercado. Mas postarei aqui o passo a passo.

19 – Poulet Basquaise

Esse ensopado de frango era o prato favorito da americana Julia Child, a Palmirinha dos EUA. Tem como base molho de tomate e pimentão e eu amo tanto que repito seguidamente!

20 – Lamprey à la Bordelaise

Quem me conhece sabe que não sou fresca para comida, mas não sei se testarei esta receita antes de provar em algum restaurante. Digo isso porque o grau de dificuldade é grande! Mas, se for divino, me aguardem!

Região Sudeste da França

Aqui tem os Alpes Franceses, o Langedoc, Provence e Côte d’Azur! Vai de comidas do frio aos frutos do mar, só delícias!

21 – Quenelles com Molho de Lagosta

Especialidade de Lyon – que é o maior centro gastronômico da França na atualidade, além de testar quero provar em restaurantes!

22 – Sopa de Peixe à la Rouille

Sopa de peixe com açafrão tradicional de Marseille que quero muito testar.

23 – Gigot dè Agneau Pleurer

Pernil de cordeiro com batatas, com preparo bem interessante!

24 – Bouillabaisse

Este é o prato mais tradicional de Marseille, um ensopado de frutos do mar com açafrão. É a versão cara da Sopa de Peixe à la Rouille.

25 – Pissaladière

É uma pizza que estou a fim de testar faz tempo! Com massa fina, coberta com cebola, azeitonas e anchovas. Não leva queijo.

26 – Soupe au Pistou

Prato tradicional da região de Provence, feita com feijão branco e molho pesto típico da região. Uma das pouquíssimas receitas vegetarianas entre os clássicos da culinária francesa.

27 – Ratatouille

O clássico ensopado ganhou até filme e que agora preciso testar! Outra opção vegetariana da lista.

28 – Frango Assado com Alho

Será difícil seguir a receita à risca (leva 40 dentes de alho!), mas vamos lá!

29 – Navarin d’Agneau

Ensopado de cordeiro com legumes e vinho branco. Vamos descobrir juntos esta delícia?!

30 – Bife de Fígado à la Lyonnaise

Eu sou fã de bife de fígado e essa receita clássica de Lyon é uma forma saborosa de preparar este alimento rico em ferro. Vamos testar também.

31 – Aligot

Purê de batatas com queijo derretido e alho. Preciso provar essa delícia!

32 – Fondue Savoyarde

O fondue tem tantas possibilidades…pode inserir muitas coisas para saborisar! Esta será a primeira vez que faço em casa..

33 – Tartiflette

Preciso confessar que já fiz essa delícia umas 3 vezes e é muito bom! É basicamente um gratinado com batatas,queijo e bacon, clássico da região dos Alpes.

34 – Gratin Dauphinois

Já fiz batatas gratinadas algumas vezes, mas dessa vez será exatamente como manda o figurino. Me aguardem!

— Região Noroeste da França

Aqui estão as regiões de Picardie, Champagne, Alsace, Lorraine, Borgonha…Algumas regiões próximas da Bélgica e da Alemanha, por isso é possível encontrar receitas similares entre os países.

35 – Coq au Vin

Já preparei uma vez no microondas (sic!!), mas dessa vez testarei o preparo clássico.

36 – Flammenkueche

O nome é estranho, mas é como uma pizza de massa muito fina e crocante com cobertura de cebola, queijo e bacon. Tradicional da região da Alsácia, na fronteira com a Alemanha.

37 – Raclette

Especialidade da região fronteira com a Suíça, este queijo derretido é de preparo fácil quando se tem os equipamentos apropriados. Aqui na Europa é comum encontrar o aparelho para fazer raclette; no Brasil encontrei esse aqui do George Foreman, nas Americanas. No post, vou indicar como se come/prepara com aparelho ou sem.

38 – Choucroute Garnie

Outro prato da região de fronteira com a Alemanha, à base de linguiça, costelinha de porco, batatas e chucrute. Trabalharemos!

39 – Baeckeoffe

Assado em camadas, esse prato é relativamente simples: com carne, alho poró e batata. Este prato era muito comum em uma época em que não se tinha muito tempo para cozinhar.

40 – Quiche Lorraine

Cada vez mais fácil encontrar pronta, esta delícia ganha sabores extras quando preparada com capricho. É a minha deixa para mandar a preguiça embora e fazer a minha própria quiche!

41 – Boeuf Bourguignon

Esta é talvez uma das receitas francesas mais conhecidas no Brasil. Para quem não conhece, é um ensopado de carne com vinho, que testaremos aqui em breve.

42 – Escargots

Eu sei que muita gente vai torcer o nariz quando ler isso, mas reafirmo: é muito bom! Só será um pouco difícil testar em casa, pois não é tão fácil encontrar este tipo específico aqui na Bélgica. Segue foto do que compramos pronto no mercado, já com a manteiga de ervas e alho, que é o preparo mais tradicional francês.

Escargots pré-pronto - Receita de Viagem

Se você nunca provou Escargot, recomendo que o faça no restaurante Chartier. O tradicional restaurante de Paris serve a iguaria da forma que comentei, assados com manteiga de alho e ervas, por um preço muito camarada (se não gostar, evita desperdício de dinheiro!). Veja foto dos ditos, já devorados.

Escargot Chartier - Receita de Viagem

Escargot no Chartier em Paris.

43 – Gougères

Pão de queijo versão francesa. Testarei logo logo!

Guadeloupe e Martinica

Estes departamentos marítimos franceses (ilhas) no Caribe também tem um prato típico que precisa ser testado!

44 – Cod Accras

Uma espécie de bites de bacalhau fresco empanado já me deixou salivando! Louca para testar.

— — —

Gostou da série? Ficou interessado por alguma receita? As destacadas em vermelho já foram postadas, basta clicar! Se testou alguma delas, compartilhe aqui comigo!

23 thoughts on “Testando Clássicos da Culinária Francesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.