Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Tartiflette, Receita de Batata com Bacon

Como prometido, já iniciei meus testes com receitas clássicas francesas (ver este post aqui). A primeira delas, e que me inspirou a esta série de posts, é a de Tartiflette. Esta deliciosa receita de batata com bacon, que provei ela primeira vez no Christmas Markt de Bruxelas, é uma delícia e combina perfeitamente com os dias mais frios.

Mas atenção: sigam as recomendações completas, sem deixar ingredientes de fora. Digo isso porque realmente, faz a diferença. Já reproduzi o prato 3 vezes e em uma delas, deixei o vinho branco de fora e juro, não ficou bom. É a precisão secular da culinária francesa de que falei anteriormente.

Receita de Tartiflette – por Anthony Bourdain

Tartiflette - Receita de Viagem

Ingredientes

-800 gramas de batata;

– 250 gramas de bacon;

– 1 cebola roxa média;

– 3/4 de xícara de vinho branco seco;

– pimenta branca;

– 450 gramas de queijo Reblochon, ou algum outro do mesmo estilo (macio e de casca tratada, como o queijo brie).

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em 175 graus. Cozinhe as batatas com a casca por aproximadamente 18 minutos (ou até que possam ter o garfo cravado com um pouco de resistência, bem firmes). Escorra a água e deixe esfriar enquanto preparo os demais ingredientes.

Corte o bacon em cubos (se já não vier cortado) de aproximadamente 1cm. Corte a cebola em tiras muito finas. Corte o queijo em fatias de meio cm cada. Em uma frigideira grande, frite o bacon até que fique levemente dourado. Remova o bacon e na gordura dele, refogue a cebola. Pode antes, retirar o excesso de gordura, se preferir.

Quando a cebola estiver cozida, adicione de volta o bacon e inclua o vinho. Deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Desligue. Descasque e corte as batatas em cubos grandes. Adicione na frigideira com bacon e misture bem. Ajuste com sal, se necessário, e adicione pimenta à seu gosto. Desligue.

Hora de montar o tartiflette em camadas. Coloque metade da mistura de batatas com bacon em uma forma ou refratário de tamanho médio. Adicione metade do queijo cortado em fatias, depois a outra metade das batatas e finalize com a outra metade do queijo. Leve ao forno para assar por 20 minutos, ou até que esteja borbulhante e dourado.

Tartiflette com Rúcula - Receita de Viagem

Para acompanhar, tente um vinho branco de Savoie (região próxima da Suíça e dos Alpes, de onde vem esta receita).

Dica: Queijaria Serra das Antas produz um Reblochon que pode ser comprado via internet! Veja mais infos aqui.

Sobre o Tartiflette: o prato tradicional da região de Savoie, nos Alpes Franceses, é a opção perfeita para as noites frias e que pedem calorias extras para repor as energias. A primeira menção ao prato é de um livro de culinária de 1705, e seu nome é um derivado do termo utilizado para nomear as batatas desta região da França. Um bom Tartiflette pode ser degustado em qualquer restaurante de estação de sky dos Alpes.