Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Frutos do mar, Receitas

Tartar de Salmão com Guacamole

Mais uma receita low carb, o tartar de salmão é um clássico da cozinha fria.

Nessa temporada de receitas low carb, não poderia faltar este Tartar de Salmão. Não vou nem entrar no mérito de o quanto eu amo a cozinha fria e principalmente preparos crus, mas ocorre que é assim que eu prefiro salmão. Cozido, só no maçarico, coisa de sushi geralmente brasileiro (desculpem, chefs).

Então, seguindo com a proposta de postar 21 receitas com pouca ou zero calorias, escolhi este Tartar de Salmão para ser a terceira. Espero que apreciem, medidas para duas pessoas (que não comem muito, como a duplinha aqui). É uma delícia! Receita inspirada nesta aqui.

Tartar de Salmão com Guacamole

Ingredientes

  • 350 g de salmão (sem pele, sem espinhas);
  • 1 abacate pequeno;
  • 1 tomate;
  • Pimentão vermelho (em quantidade de sua preferência);
  • Cebola roxa (pouco, do contrário fica muito forte!);
  • Molho de pimenta vermelha e molho Tabasco Jalapeño;
  • Azeite;
  • Limão;
  • Sal e vinagre branco;
  • Cebolinha, 6 rabanetes pequenos e brotos (ou rúcula).

Modo de preparo

Comece preparando a guacamole. Lave o tomate, corte ao meio, remova as sementes e corte em cubinhos. Separe a quantidade de pimentão que deseja colocar em seu guacamole, corte em cubinhos (brunoise) e reserve. Eu coloquei um pouco de cebolinha, mas é opcional. Se você gosta, pode colocar cebola (como no tradicional), mas eu, particularmente, não gosto.

Em seguida, abra o abacate, remova a semente, faça cortes quadriculados no abacate (com ele ainda na casca) e faça os cubinhos com uma colher. Misture com o tomate, o pimentão, a cebolinha e adicione azeite de oliva a seu gosto. Finalize com sal, pimenta Tabasco Jalapeño e suco de limão (tudo em quantidade ao seu gosto). Misture bem e reserve.

Logo após, lave e corte os rabanetes em fatias finas. Tempere com sal, vinagre e azeite (a seu gosto) e reserve. Corte a cebola roxa em fatias finas (só um pouco, para não dominar o sabor), lave várias vezes em água fria, escorra e reserve. Corte o salmão em cubos pequenos, tempere com azeite de oliva, sal e um pouco de molho de pimenta, adicione a cebola roxa e prepare para montar.

Por fim, a montagem do prato: coloque primeiro a guacamole, depois o salmão, finalize com uma camada de rabanete fatiados e brotos. Se preferir, sirva acompanhado de pão, mas como é uma receita low carb, desconsidere!

Dica: eu não coloco a quantidade de temperos, azeite e limão, pois tudo depende do seu gosto pessoal (já que está preparando em casa). O segredo é provar e aprovar!

— — —

Outras receitas low carb, acesse aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.