Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Molhos, Receitas

Spaghetti com Cogumelos Frescos

Spaghetti com molho de cogumelos frescos, uma boa pedida para um jantar leve, vegetariano e nutritivo.

Eis uma receita muito fácil e que não há como errar em uma ocasião mais romântica: Spaghetti com Molho de Cogumelos Frescos. São poucos ingredientes, pouco tempo necessário para ficar na frente do fogão…trabalho mesmo terá só para escolher os melhores produtos para que fique perfeita!

Desta vez segue a dica com um mix que tinha mais cogumelo porcini que qualquer outro, mas você pode fazer com outros tipos de cogumelos frescosshimeji (tem dica de preparo aqui), cogumelo paris, castanho, girolle, portobello…o que for mais acessível (ou seu preferido). O legal é que esta é uma receita que agrada vegetarianos e carnívoros, sendo rica em proteínas.

Confira abaixo como preparar esta massa com molho de cogumelos frescos, ingredientes para duas pessoas. Ao final, dicas sobre o preparo em si e alternativas.

Spaghetti com Molho de Cogumelos Frescos

Ingredientes

  • 200 gramas de spaghetti;
  • 400 gramas de cogumelos frescos (usei porcini);
  • 2 colheres de manteiga;
  • 2 colheres de azeite extra virgem;
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado;
  • Salsinha e tomilho;
  • Alho;
  • 50 ml de vinho branco;
  • Sal e pimenta preta moída na hora à gosto.

Modo de preparo

Coloque a água aquecer para cozinhar a massa enquanto prepara o molho. Limpe os cogumelos frescos com um pano úmido. Corte em filetes ou cubinhos. Corte a salsa e separe as folhas do tomilho. Descasque o alho, remova o miolinho, corte e esmague bem.

Quando a água do spaghetti estiver fervendo, acrescente um pouco de sal e coloque a massa para cozinhar. Quando estiver al dente, desligue, escorra e reserve. Lembre de separa ao menos 1 xícara de água do cozimento da massa, caso queira usar para incrementar o molho.

Enquanto a água esquenta e a massa cozinha, aqueça uma frigideira grande (pode ser na wok!) com o azeite e a manteiga. Coloque o alho esmagado e refogue até que esteja cozido. Quando estiverem no ponto, coloque os cogumelos frescos picados e refogue, até que estejam levemente dourados. Adicione o tomilho e misture bem. Coloque o vinho e cozinhe até que o álcool evapore completamente. Desligue e tempere com o sal e pimenta.

Adicione o spaghetti já cozido e misture, com a panela do molho ligada novamente em fogo baixo. Por fim, adicione a salsinha picada e misture bem, com a panela já desligada. Se precisar de um pouco mais de líquido para misturar, adicione uma ou duas colheres do líquido do cozimento da massa. Sirva e polvilhe com queijo parmesão ralado.

Dicas

  • o talharim também fica ótimo com este molho;
  • se quiser adicionar óleo trufado, dá um sabor extra ao prato;
  • os cogumelos secos também ficam excelentes se preparados dessa forma, desde que hidratados corretamente antes de refogar. Lembre de deixar escorrer bem a água, para evitar que os cogumelos cozinhem ao invés de refogar;
  • os temperos verdes são adicionados ao final para que mantenham seu frescor e sabor.

Origem: a receita original italiana de pasta com cogumelos frescos usa o do tipo porcini. Este cogumelo tem formato graúdo e parte superior com coloração castanha. É mais comum nas florestas montanhosas da Itália. No Brasil é vendido seco, em geral. A ideia é muito simples: uma boa pasta com cogumelos frescos salteados.

— — —

Não sou patrocinada pela Barilla. Gosto das massas deles, pois aqui são as que tem o melhor custo-benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.