Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Molhos, Receitas

Spaghetti alla Puttanesca

Pasta tradicional da região de Campania, na Itália, a Receita de Spaghetti Alla Puttanesca é prática, rápida e fácil.

Na panela.

Spaghetti alla Puttanesca na panela.

A primeira vez que vi este prato foi em um programa da chef Nigella Lawson. A facilidade do preparo me encantou e logo tratei de repetir este prato muitas vezes. É uma receita tradicional napolitana, mas os ingredientes podem variar de pessoa para pessoa. Abaixo segue como faço e aprecio, mas é possível adaptar ao seu gosto e mesmo assim, conquistar sabores extraordinários!

Ideal para aqueles dias em que não temos muito tempo para cozinhar, mas queremos apreciar algo bem aromático e saboroso. Sirva acompanhado de um bom vinho branco.

Ingredientes

– 200 gramas de massa seca (eu usei spaghetti di grano duro);

– 150 g de azeitonas pretas;

– 1 lata de tomate pelado;

– 25 g de alcaparras;

– Manjericão;

– 5 filetes de anchova;

– 2 litros de água;

– 1 dente de alho;

– Pimenta preta moída na hora;

– Manteiga (opcional);

– Azeite;

– Queijo parmesão ralado.

Modo de preparo

Para o spaghetti: Coloque dois litros de água para ferver em uma panela grande, para cozinhar a massa. Cozinhe até ficar al dente ou o tempo indicado no pacote da massa que você for utilizar.

Para o molho: Em um frigideira grande, aqueça três colheres de azeite e frite levemente as anchovas, até que se desmanchem. Esmague o dente de alho e adicione na frigideira. Mexa até que esteja cozido, mas não dourado.

Adicione a lata com tomates pelados e mexa até que misture bem. Adicione a manteiga (para encorpar um pouco o molho, mas é opcional), as azeitonas picadas (se preferir) e as alcaparras. Tempere com pimenta à gosto.

Não é necessário adicionar sal, pois quase todos os ingredientes são bem salgados. Ferva por 5 minutos e desligue. Adicione o manjericão e depois o macarrão já cozido. Misture bem e ao servir, polvilhe com queijo ralado.

Porção: bem servida para duas pessoas.

Tempo de preparo: 30 minutos.

Importante: a anchova e as alcaparras servem para dar um leve sabor e aroma, por isso a quantidade pequena das especiarias.

Dicas: se preferir, substitua a lata de tomates pelados por seis tomates italianos de tamanho médio, picados em cubos grandes, sem casca e semente. Para remover a casca com facilidade: crave um garfo e leve para a boca o fogão. Toste até que perceba que casca de todo o tomate está se soltando e remova quando estiver frio.

Origem: existem muitas histórias sobre a origem deste prato de macarrão de sabor e nome espirituoso. É justamente a partir do nome que os italianos usam para justificá-lo: reza a lenda que é uma referência às prostitutas que o faziam com facilidade, entre um cliente o outro. O cheiro também ajudava a atrair mais clientes.

A receita tradicional de marracão (vermicelli ou spaghetti) com o molho alla puttanesca tem origem na região da Campania, cuja capital é Nápoles, no sul da Itália. Antes da Segunda Guerra Mundial, era chamado como Molho Alla Marinara, por ser muito consumido na região portuária da cidade. Foi rebatizado por ter se popularizado na década de 40.

A receita original não contém parmesão ralado. Algumas variações substituem as anchovas por peperoni, o manjericão por manjerona e adicionam também salsinha.

2 thoughts on “Spaghetti alla Puttanesca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.