Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Sopas, Vegetariana

Sopa de Tomates Assados

Dica de sopa fácil de fazer, perfeita para os dias de inverno!

Sopa de tomates assados com torrada de queijo.

Eu amo sopa, e acho que nenhum outro prato aquece tanto no inverno quanto caldos quentes e sua infinidade de variantes. Sopa para mim nunca foi apenas um fervido de legumes, eu sempre preferi as mais elaboradas. A menos trabalhosa que costumo fazer é a de capeletti, que faço quando encontro bons prontos. Você pode conferir a lista completa de receitas de sopa do blog neste link aqui.

Este ano, além das receitas já listadas no blog, não fui atrás de coisas novas além desta receita de Sopa de Tomates Assados, que compartilho agora. As medidas, como sempre, para duas pessoas. Optei por esse tipo de processo por gostar de apurar sabores. Sugestão de acompanhamento clássico: torradas de mozzarella di bufala e molho pesto, receita neste link.

Receita de Sopa de Tomate Assado

Ingredientes para sopa de tomates assados.

Ingredientes

  • 4 tomates grandes;
  • 1 cebola pequena;
  • 1 batata média (opcional)
  • 1 dente de alho;
  • Pimenta dedo de moça à gosto;
  • Manjericão, tomilho e manjerona;
  • Azeite, sal e pimenta;
  • Queijo mozzarella di bufala, pão fatiado e molho pesto pronto.

Modo de preparo

Lave os tomates, corte em quatro partes e distribua em uma assadeira. Descasque a cebola e corte em 4 ou 6 partes. Lave a batata e corte em 6 partes. Separe um dente de alho e coloque todos os legumes juntos na assadeira. Tempere com um pouquinho de sal, pimenta, tomilho e manjerona (se preferir, pode adicionar manjericão já na hora de assar).

Coloque duas colheres de azeite e misture bem. Leve ao forno em temperatura alta e deixe assar por 25 min. ou até que todos os legumes estejam cozidos (se colocar batata, pode demorar um pouco mais, por isso vá testando).

Depois de assados – o dourado dos legumes dá um sabor especial para a sopa – retire do forno e leve ao processador. Retire a casca do dente de alho antes de processar. Quando estiverem triturados, passe em uma peneira grande não muito fechada, para separar as sementes do tomate e as cascas dos legumes do caldo.

Coloque no fogo o caldo e ajuste sal e pimenta, mais água se quiser que ela fique mais líquida. Enquanto aquece, passe molho pesto no pão, coloque o queijo e faça as torradas. Sirva de acompanhamento e com a sopa e finalize com manjericão fresco.

Tomates assados!

Torradas de queijo!

Dicas

  • Aspargos frescos na manteiga são um excelente acompanhamento para esta sopa;

Aspargos assados na manteiga.

  • Se desejar que ela tenha uma aparência mais cremosa, pode adicionar um pouco de creme de leite ou de nata;
  • Se desejar colocar outros legumes como abobrinha na sopa, não pense duas vezes: fica saboroso e bem nutritivo! Cuida apenas para que tomate seja em maior quantidade do que qualquer outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *