Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Pães, Receitas

Sanduíche de Muçarela de Búfala Empanada

Para quem gosta de queijo muçarela de búfala, uma delícia de origem italiana.

Apesar de nomear aqui como um Sanduíche de Muçarela de Búfala Empanada, a mozzarella in carrozza (nome da receita original italiana) é muito mais do que um lanche. E seu preparo exige diversos cuidados, a ponto de não ser considerado (ao menos por mim) um prato de preparo simples.

Mas é tão bom (e tão calórico!) que suplico para que teste, ao menos uma vez em sua vida. Se não quiser fazer tudo bem, mas vai ter que encontrar alguém que o faça com perfeição.

A iguaria tradicional da região da Campânia, no sul da Itália, e que tem Nápoles, a terra da pizza como capital. Mas apesar de já ter ido para lá duas vezes, a primeira vez que provei esse sanduíche frito de muçarela de búfala foi aqui na Bélgica. E tinha um toque adicional: creme de trufa! Fica delicioso, mas se não for possível, sem problemas, apenas invista em um bom queijo.

Vamos ao preparo? Quantidade de torradas vai depender da sua fome!

Receita de Sanduíche de Muçarela de Búfala Empanado

Ingredientes

  • 4 fatias de pão de forma (precisa estar fofinho, fresco, seco demais não funciona);
  • Muçarela de búfala de + ou – 150 g;
  • 2 ovos;
  • Leite;
  • Farinha de trigo e farinha de rosca (ou panko, para empanar);
  • Sal e pimenta branca;
  • Creme de trufa (opcional);
  • Óleo para fritar.

Modo de preparo

Corte as cascas das fatias de pão, se desejar. Corte a muçarela de búfala em fatias de mais ou menos 1 cm. Bata os ovos com uma colher de leite e tempere com uma pitada de sal e outra de pimenta.

Coloque um pouco de farinha de trigo em um prato e a farinha de rosca (ou panko) em outro prato para preparar o empanado tradicional. Aqueça uma frigideira para fritar a mozzarella in carrozza – você pode fritar mergulhando completamente no óleo ou em uma frigideira com pouco óleo. Na primeira opção, a chance de ficar gorduroso (e vazar o queijo, ou o sanduíche se desmanchar) é maior.

Para montar o sanduíche: coloque a rodela de queijo entre duas fatias de pão, deixando um espaço entre as bordas sem queijo. Passe um pouco de creme de trufa no queijo, se desejar (molho pesto é uma boa opção também).

Para que o sanduíche não se desmanche: molhe as bordas internas do pão com a mistura de queijo e leite do empanado e pressione levemente com os dedos para “colar as bordas”. E assim evitar que o queijo escape. Também pode usar um aro e “cortar” o sanduíche já montado, meio que vedando as bordas.

Finalize empanando o sanduíche, passando primeiro na farinha de trigo, depois no ovo batido e por fim, na farinha de rosca. Frite até que esteja bem dourado. Nas fotos abaixo, as versões frita com pouco óleo e farinha de rosca e a versão frita com muito óleo e panko. Ambos deliciosos!

— — —

Receita inspirada no livro com receitas tradicionais da região, que faz parte da coleção que falei neste post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.