Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Aves, Receitas, Saladas

Salada de frango desfiado do Coyote

Primeira receita low carb é baseada em uma salada de frango desfiado que era servida no Coyote Bar e Restaurante.

Decidi começar a serie de receitas low carb com uma salada de frango desfiado que vem carregada de memória gastronômica. Isso porque ela é a recriação de uma receita criada pelo chef Caco Pereira em Santa Maria/RS para o restaurante Coyote, onde trabalhei como garçonete há uns bons anos atrás.

Também considero este prato, que apesar de levar frango desfiado não tem nada de simplório, um dos símbolos do meu despertar para a gastronomia. Pois foi trabalhando neste restaurante (que infelizmente não existe mais, e aqui tem uma reportagem deste mês sobre a trajetória do chef santamariense e o Vadson Schaeffer que era um dos proprietários do restaurante segue com o projeto Coyote Original Food) que passei a me interessar mais por culinária, e não apenas cozinhar.

Quero lembrar que esta não é a receita do chef Caco Pereira, é minha versão da criação dele, a quem rendo esta homenagem. Minha receita de salada de frango desfiado é uma adaptação low carb, mas bem substanciosa. Serve duas pessoas.

Salada de Frango Desfiado do Coyote

Ingredientes

  • 400 g de peito de frango;
  • 1 tomate;
  • Palmito (a seu gosto);
  • Tomate seco (a seu gosto);
  • Pimentão vermelho (opcional);
  • Maço de rúcula;
  • 120 ml de iogurte natural (desnatado, kefir ou maionese também valem);
  • Molho de pimenta do tipo Tabasco;
  • Suco de meio limão;
  • Salsinha, sal, pimenta e azeite.

Modo de preparo

Tempere o peito de frango com sal, pimenta e o suco do limão e reserve por alguns minutos. O cozimento para fazer o frango desfiado fica ao seu critério – já cozinhei na água, já dourei na frigideira e já cozinhei no vapor. Depois de cozido, desfie ou corte em pedaços pequenos e reserve.

Prepare o molho misturando o iogurte, sal, um pouco de azeite de oliva extra virgem e molho de pimenta Tabasco. Eu sempre tempero a olho e vou ajustando conforme o meu gosto.

Corte o palmito em cubinhos. O pimentão, se desejar colocar (uso porque aqui eles tem uma variedade super saborosa e até meio adocicada, sem ser indigesta), lave bem e corte em tiras finas. Remova as rementes do tomate e corte em cubos. Por fim, corte o tomate seco em cubos, a salsinha finamente e misture todos estes ingredientes com o frango desfiado e o molho. Sirva acompanhado de rúcula e bom apetite!

— — —

Post com a proposta de postar receitas Low Carb você confere aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.