Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Doces, Receitas

Rochers de Coco, a cocada francesa

Receita de cocada francesa, para aproveitar as claras que sobraram do Crème Brûlée.

Então que eu ando meio viciada nestes rochers ou rochedos de coco, uma espécie de cocada francesa que compro quase “fresca” no mercado aqui perto de casa. Mas deu que este final de semana resolvemos fazer Crème Brûlée, onde usamos apenas as gemas, e resolvi testar esta receita que faz uso das claras.

É também uma boa chance para aproveitar alimentos, estou me programando para usar ao máximo dos ingredientes que tenho em casa nessa quarentena. Além de não desperdiçar, evito precisar sair para comprar novos ingredientes.

Da minha parte gosto de trabalhar com limitações, pois além de ir esvaziando a despensa e geladeira, sempre descubro/desenvolvo novas receitas! Para chegar a esta das cocadas, fiz um paralelo entre uma que vi na @samarina.br e outra do Marmiton.

É uma receita muito simples e rápida de fazer, recomendo muito! rende mais ou menos 12 rochers.

Receita de Rochers de Coco

Ingredientes

  • 100 g de coco ralado (seco, ralado fino, sem açúcar);
  • 90 g de açúcar cristal;
  • 2 claras de ovo;
  • Papel manteiga.

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em 200 graus – alto mas não no máximo. Misture todos os ingredientes e cozinhe em banho maria por uns 3 min. ou até que o açúcar esteja derretido. Só observar nas laterais do recipiente onde os ingredientes estão sendo preparados.

Faça montinhos sobre o papel manteiga em uma travessa baixa – tentei usar o saco com biqueira, mas não funcionou, então foi sem biqueira mesmo! Leve para assar por 12 min., até que estejam dourados. Espere esfriar para remover da assadeira.

Para armazenar, guarde em um pote fechado. Combina perfeitamente com o café depois do almoço. E bem melhor que o comprado no mercado, que é bem mais doce!

P.S.: como podem observar, o coco ralado daqui é ralado bem mais fino e menor. Se o que você for usar for ralado maior, use um processador para diminuir o tamanho dele, para conseguir chegar no ponto. Do contrário pode não dar certo. Aparência dele precisa ser mais ou menos como da foto aaixo:

— — —

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.