Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Risoto de Bacon, Abobrinha e Sálvia

Minha receita de risoto favorita! 

risoto-de-bacon-abobrinha-e-salvia-receita-de-viagem

Risoto de Bacon, Abobrinha e Sálvia.

Esta foi o primeiro risoto que testei, desde que aprendi como fazer a receita básica, com base branca. Talvez por conter ingredientes que amo, é a minha receita favorita! É uma combinação de sabores incríveis e tenho certeza de que voc6e também vai se apaixonar. Vem ver como é fácil preparar.

Para os vegetarianos, sugiro que testem sem o bacon. Já testei esta receita usando linguiça toscana e também fica igualmente deliciosa. A dica de preparo para esta segunda opção segue no final da receita.

A quantidade de ingredientes é para servir 2 pessoas. A base (com arroz, cebola, caldo de legumes/galinha e vinho) pode servir para muitos risotos, então anote aí e use a sua criatividade!

Receita de Risoto de Bacon, Abobrinha e Sálvia

no-prato-risoto-de-bacon-receita-de-viagem

No prato!

Ingredientes

  • 3/4 de xícara de arroz arbório ou carnaroli;
  • 3/4 de xícara de vinho branco seco;
  • 1 cebola pequena;
  • 1 dente de alho pequeno.
  • 1 1/2 litro de caldo de legumes;
  • 250 g de bacon;
  • 1 abobrinha pequena;
  • Sálvia;
  • Manteiga;
  • Sal e pimenta branca;
  • Queijo parmesão ralado.

Modo de preparo

Aqueça o caldo de legumes. Descasque e corte a cebola em cubinhos. Descasque o alho e esmague com um macerador próprio para alho. Corte o bacon e a abobrinha em cubinhos ou tiras (a seu gosto). Em uma panela wok (prefiro usar ela pois as bordas altas permitem que mexa sem derramar!), aqueça 1 colher de sopa de manteiga. Quando estiver derretida, adicione a cebola e refogue até que fique quase transparente. Adicione o alho e refogue por mais 2 min.

Adicione o o arroz, misture bem e adicione o vinho branco. Mantenha o fogo de médio a baixo. Mexa e cozinhe até que o líquido evapore por completo.

Enquanto isso, em uma frigideira separada, refogue a abobrinha picada na manteiga. Quando estiver quase cozida, desligue e reserve para adicionar no risoto posteriormente. Na mesma frigideira, refogue o bacon até que esteja levemente dourado. Desligue e reserve para adicionar quando o arroz estiver quase cozido.

Depois de evaporado o vinho, com uma concha, adicione o caldo de legumes aos poucos. Mexa sempre, e quando uma concha de líquido evapora, adicione outra. Quando metade estiver na metade do cozimento (mais ou menos 10 min.), adicione 2 folhas de sálvia picadas finamente.

Quando o arroz estiver quase no ponto (mais mal passado do que al dente), adicione o bacon. Misture bem e adicione mais um pouco de caldo. Adicione então a abobrinha e mais duas folhinhas de sálvia picadas. Prove para ajustar sal e pimenta. Quando estiver al dente, desligue.

Finalize com mais um pouco de sálvia e misture. Adicione o queijo e misture novamente. Para deixar com consistência cremosa, adicione mais uma ou duas colheres rasas de manteiga (conforme o seu gosto e necessidade). Está pronto para servir!

Dica 1: para agregar mais sabor, pode começar o risoto na mesma gordura liberada pelo bacon na hora de dourar! Para tanto, é necessário que este seja o primeiro passo, ao invés de refogar a cebola.

Dica 2: bacon e caldo de legumes já tem sal, por isso só adicione mais depois que o arroz estiver quase cozido e o bacon dentro da panela.

Para fazer Risoto de Linguiça Toscana, Abobrinha e Sálvia

risoto-de-linguica-toscana-abobrinha-e-salvia-receita-de-viagem

Risoto de Linguiça Toscana, Abobrinha e Sálvia.

Essa variação do risoto é igualmente deliciosa e recomendo altamente!

Não difere muito no preparo: remova o revestimento das linguiças (para esta mesma quantidade de risoto, recomendo que use 2 linguiças pequenas) e forme pequenas almôndegas com a carne. Em uma frigideira com um pouquinho de manteiga, coloque a carne para dourar. Quando estiver bem cozida, reserve e adicione no risoto posteriormente, assim como no caso do bacon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.