Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Receitas tradicionais da Bélgica: Carbonade Flamande

Conheça uma das receitas tradicionais da Bélgica, a Carbonade Flamande.

A Carbonade Flamande, uma carne de panela que leva cerveja em seu cozimento, é uma das receitas tradicionais mais conhecidas da Bélgica. Praticamente todo restaurante local serve a sua versão. Ela está na lista dos pratos típicos belgas que você precisa provar em visita ao país, juntamente com vários outros que já listei aqui.

Mas, caso você não tenha interesse ou planos de visitar a Bélgica (ou simplesmente quer uma receitinha nova), resolvi compartilhar aqui. Essa é uma das receitas tradicionais mais pedidas pelos seguidores do blog no Instagram (@receitadeviagem )e por isso fui atrás da versão mais autêntica.

E este processo incluiu uma receita prévia que já compartilhei aqui: a de Pain d’Épices (que postei como Bolo Pão de Mel). Achei bem interessante a inclusão do mesmo e faz toda a diferença no preparo – ainda mais por ser este um ingrediente rico em sabor. Segue abaixo a receita e se forem replicar, me diz o que achou!

Receitas tradicionais belgas: Carbonade Flamande

Ingredientes

  • 750 g de carne bovina (eu usei maminha e coxão de dentro);
  • 3 fatias de pão de mel (ver receita aqui);
  • Manteiga (quanto baste para refogar a cebola);
  • 1 cebola grande;
  • Louro, zimbro, sal e pimenta;
  • Mostarda (eu usei a forte porque só gosto dela);
  • 1 colher de sopa de farinha;
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo;
  • 600 ml de cerveja belga (eu usei a Chimay Blue, mas você pode escolher qualquer uma que seja escura – coloração marrom médio – e forte);
  • 1 colher de azeite;
  • Para acompanhar, batata frita e salada.

Modo de preparo

Comece o preparo com pelo menos 8 horas de antecedência, pois a carne deve marinar por algumas horas. Corte em pedaços de tamanho médio (mais ou menos 5 x 5 cm), tempere com sal e pimenta e adicione metade da cerveja, uma folha de louro e 3 sementes de zimbro levemente esmagadas.

Após o tempo de marinada, remova a carne do líquido, reservando os dois para usar separadamente. Corte a cebola em fatias (meia lua) enquanto aquece uma caçarola e doura os pedados de carne (sem a marinada!) com o azeite. Quando a carne estiver dourada, remova da panela e coloque a cebola na mesma panela, para dourar com um pouco de manteiga.

Quando a cebola estiver translúcida, adicione o açúcar e misture bem, deixando dar uma leve caramelada. Adicione de volta a carne e o líquido da marinada, ajustando o sal e a pimenta. Deixe cozinhar até que o líquido evapore.

Aqui vem uma dica importante: o preparo tradicional indica que após colocar toda a cerveja, a carne seja levada ao forno (na panela mesmo), por 3 horas. Ou na panela de pressão (não consegui descobrir o tempo). Como a carne que utilizei era bem macia, fiz todo o processo no fogão.

Meu processo no total não demorou mais que 1h30, isso porque usei uma carne macia. Se escolher uma carne como a maminha, siga os passos conforme estou indicando aqui.

Quando o líquido evaporar, adicione a outra metade da cerveja e as fatias de pão de mel cobertas com uma camada generosa de mostarda. E deixe cozinhar até que forme um molho grosso e bem saboroso! Antes de finalizar e servir, prove para ver se falta sal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.