Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Molhos, Receitas

Receita Tradicional de Molho Pesto

Veja como fazer a receita antiga e tradicional de Molho Pesto.

Spaghetti com Molho Pesto - Receita de Viagem

Na próxima vez que for fazer Massa ao Pesto, teste esta receita original!

Minha metade de origem italiana (minhas duas avós eram de famílias de imigrantes italianos no RS) exerce grande influência sobre minhas preferências alimentares e sobre a forma como busco respeitar os alimentos. Qualidade, origem e principalmente, as receitas originais são quase uma obscessão que carrego comigo e não pretendo mudar.

Quando busco por uma receita que pretendo testar, costumo pesquisar muito, para não cair em erros. Para minha surpresa, ao buscar pela receita original de Molho Pesto Genovês, me deparei com muita informação precisa sobre a receita de molho pesto, ingredientes originais e até origem dos mesmos.

De forma alguma desejo aqui desmerecer receitas diferentes (como esta da minha sogra, que já postei aqui e é sensacional), apenas compartilho o preparo tradicional para quem quer aprender como fazer molho pesto, da forma como foi criado originalmente. O que importa é que esta é uma receita simples e barata, mas que fica incrível se usados ingredientes de qualidade (como parmesão ralado na hora, por ex.).

Assista ao vídeo (bem antigo!) do preparo que relato abaixo, apenas lembro que a receita que indico está em quantidades menores. Ideal para molho de spaghetti ou linguine para duas pessoas (350g de massa seca, se a refeição conta apenas com este prato. D contrário use 100g por pessoa).

Receita Tradicional de Molho Pesto

Ingredientes e utensílios

  • 1 punhado generoso de folhas de manjericão;
  • 40g de pinoli;
  • 30g de noz pecã (se não encontrar pinoli, use somente nozes);
  • sal marinho grosso (pitada, para ajudar a macerar os demais ingredientes);
  • azeite extra virgem (ao seu gosto);
  • 60g de queijo parmesão ralado na hora;
  • 40g de queijo pecorino sardo ralado na hora);
  • 1 dente de alho;
  • Pimenta preta moída na hora (adição minha, opcional);
  • Pilão de mármore, socador de madeira e ralador fino para queijos.

Modo de preparo

O processo é simples e rápido, só precisa de um pouco de dedicação. Dá tempo de fazer em quanto a massa cozinha (se for de sêmola de grano duro, mínimo de 8 min.), desde que já tenha os ingredientes separados e ralados.

Ingredientes para o molho pesto - Receita de Viagem

Ingredientes para o moho pesto.

Primeiro passo é colocar uma pitada de sal marinho grosso no pilão. Mais do que temperar, ele tem a função de auxiliar na trituração dos demais ingredientes. Por isso, não exagere! Começe moendo o alho com a pitada de sal grosso (se quiser que o mesmo não seja tão forte no hálito, já que não é cozido, remova o miolinho).

Trabalhando no pilão - Receita de Viagem

No pilão: nozes, pinoli e alho.

Coloque então o pinoli e as nozes – reserve algumas para salpicar na finalização do prato – e use o socador para bater, macerar (Pesto vem de pestare, que significa “bater” em italiano).

Quando estiver bem esmagadinho, coloque o manjericão e vá adicionando aos poucos, enquanto bate, o azeite (na quantidade que desejar, mas não exagere!). Finalize misturando o queijo já ralado. Se desejar, coloque uma pitada de pimenta preta moída na hora. Também reserve um pouquinho de queijo para finalizar na apresentação.

Molho pesto pronto - Receita de Viagem

Molho pronto!

Coloque o pesto em uma panela grande o suficiente para incorporar a massa, e aqueça no fogo mínimo (apenas deixar morno, não deve ferver nem fritar!). Escorra a massa, mas reserve uma parcela da água do cozimento, caso queira deixar o molho mais cremoso.

Coloque a massa al dente no molho pesto e misture bem. Se achar necessário (para incorporar melhor e deixar mais líquido), coloque uma ou duas colheres de água do cozimento da massa na panela onde está finalizando. Sirva em seguida e finalize com uma pitada de queijo, pinoli e folhinhas de manjericão.

Molho pesto na Massa - Receita de Viagem

Pronto para servir!

Assista ao vídeo com a receita antiga e tradicional de Molho Pesto.

2 thoughts on “Receita Tradicional de Molho Pesto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.