Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Doces, Receitas

Receita Tradicional de Cheesecake Alemão

Depois de anos testando, finalmente consegui acertar a receita de cheesecake tradicional alemão.

Replicar uma receita a partir da nossa memória nem sempre é fácil. Eu nunca fui lá muito fã de cheesecake (na verdade, nunca fui muito de doces), mas quando provei este com bergamota em Düsseldorf, fiquei obcecada.

Pois em termos de doces também tenho meus pontos fracos. E entre eles estão os doces com queijo. Mas apesar da Bélgica ser colada na Alemanha, é bem difícil encontrar por aqui o queijo quark (o usado para essa receita de cheesecake). E por isso demorei tanto para chegar nessa receita!

O recheio original leva limão e raspas de limão, mas eu queria resgatar os sabores que provei nesta que é uma autêntica receita de viagem. E por isso indico o preparo com bergamota, mas este é o único ingrediente opcional.

Observem que a aparência do recheio do meu cheesecake, ficou diferente. O que provei na foto abaixo, é de uma confeitaria que mencionei no post sobre Düsseldorf, e me parece, ter algum outro ingrediente que não descobri qual é.

Este é o cheesecake que me fez testar esta receita!

Mas minha verdadeira preocupação era chegar no sabor que eu queria (e consegui), e a receita que repasso abaixo é quase a mesma que encontrei em sites de receitas alemãs. Se em algum momento descobrir que ingrediente que está faltando, atualizo aqui (como sempre). Ah, e tem dica de queijo para usar no lugar do quark!

Receita Tradicional de Cheesecake Alemão

Ingredientes

Crosta

  • 250 g de farinha de trigo;
  • 125 g de manteiga;
  • 30 g de açúcar;
  • 2 gemas;
  • 2-3 colheres de sopa de água fria.

Recheio

  • 750 g de queijo quark (ou cottage);
  • 60 g de manteiga;
  • 125 g de açúcar;
  • 4 gemas;
  • 4 claras de ovos;
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha;
  • raspas e suco de 1 limão;
  • 2 bergamotas (opcional).

Modo de preparo

Para preparar a crosta: em um bowl, misture a farinha, o açúcar e o sal e a manteiga fria e cortada (tipo pâte brisée) . Adicione as gemas e a água. Amasse com as mãos apenas até a massa ficar lisa. Embrulhe em plástico filme e coloque na geladeira para descansar por pelo menos uma hora.

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Espiche a massa com um rolo, eu mantive o plástico embaixo para poder colocar a massa na forma com mais facilidade (forma de 25 cm de diâmetro com fundo que solta). Com os dedos, ajuste as laterais da massa.

Para preparar o recheio: separe as gemas das claras e misture as gemas, o açúcar, o queijo quark, a essência de baunilha, as raspas e o suco do limão. Adicione a manteiga derretida em temperatura ambiente e misture.

Se for adicionar a bergamota: descasque as frutas, separe os gomos e remova a membrana branca de cada um. Quanto maiores os gomos, mais fácil. Passo importante, pois a membrana branca pode amargar o cheesecake.

Bata as claras em neve até que esteja bem firme. Misture com uma espátula na mistura de queijo, de forma muito cuidadosa. Coloque a mistura na forma sobre a crosta já montada, adicione os gomos de bergamota (se desejar) e leve ao forno para assar por 50 a 60 min. Neste ponto, parte superior deve estar dourada e firme.

Ao fim desse tempo, desligue o forno e espere esfriar por um período de 15 a 20 min. Desenforme e transfira para um prato ou travessa. Ele precisa permanecer na geladeira enquanto é consumido. Sirva frio!

Nota: uma boa substituição para o quark é o queijo cottage. Para tanto, basta colocá-lo no processador de alimentos, adicionar um pouco de leite e processar até ficar bem homogêneo, antes de preparar a receita conforme os passos indicados acima.

One thought on “Receita Tradicional de Cheesecake Alemão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.