Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Peixes, Receitas

Receita francesa da semana: Sole Meunière

Mais uma receita testada pelo blog! Veja como é fácil preparar este peixe saboroso, o Sole Meunière.

Linguado - Receita de Viagem

Eu gosto de comer peixe e frutos do mar. Creio que esse pareço venha de família, pois meu pai ama pescar e gosta de comer e preparar peixes. Salivo só de lembrar de sua Tilápia (Saint Peter é outro nome para ela) frita, que de tão boa fica difícil parar de comer! Sinto falta quando fico mais de uma semana sem comer peixe, uma vez que tinha acesso fácil ao mercado público e aos sushis da Temakeria Japesca quando morava em Porto Alegre.

Os belas costumam comer muito peixe, principalmente nas sextas-feiras, onde todo restaurante tem uma opção de peixe para o almoço. Além deste Sole Meunière, já preparei bacalhau e tenho consumido muitos frutos do mar.

Meu peixe preferido para preparos como este da receita de peixe que posto agora sempre foi a Tilápia, mas a indicação é de que use o linguado e foi isso que fiz. O preparo e um tanto quanto simples, mas a gama de sabores que pode adquirir com o mesmo é incrível. Se você não tem costume de comer peixe, mas sabe de sua importância em nossa alimentação e está ensaiando um preparo, indico que comece por este Sole Meunière.

Receita de Sole Meunière

Ingredientes

  • 400 gramas de filé de linguado;
  • 250 gramas de manteiga;
  • 250 gramas de farinha;
  • 1 limão siciliano;
  • Salsinha, sal e pimenta branca;
  • Batatas e/ou salada verde para acompanhar.

Salada, alface e batata - Receita de Viagem

Modo de preparo

Clarifique 150g da manteiga, colocando a mesma em uma caçarola pequena e em fogo baixo (pode ser banho maria, como preferir), sem mexer. Uma parte branca (soro) vai ficar na superfície da panela e esta deve ser eliminada com cuidado. A parte dourada e líquida que restou é a manteiga clarificada, que será usada para fritar o peixe.

Clarificando a manteiga - Receita de Viagem

Seque levemente o peixe com um papel absorvente. Tempere com sal e pimenta branca. Passe na farinha, sacudindo com cuidado para remover os excessos. Aqueça a manteiga clarificada em uma frigideira ou panela grande, mantendo sempre o fogo médio. Quando estiver quente, coloque os filés de peixe para fritar, sem mexer muito. Quando estiver dourado, vire. Quando estiver pronto, retire da frigideira e coloque em uma travessa com papel absorvente.

Meus filés de linguado - Receita de Viagem

Descarte a manteiga na qual os peixes foram fritos. Adicione a manteiga restante e cozinhe até dourar. Neste momento, acrescente o suco do limão, misture brevemente e coloque imediatamente sobre os filés de peixe. Salpique salsa picada para finalizar. Sirva acompanhando de Batata à l’Anglaise (modo de fazer abaixo) e salada verde.

Sole Meunière - Receita de Viagem Sole Meunière com salada e fritas - Receita de Viagem

Saiba mais

  • receita extraída do livro de Fundamentos Culinários da Le Cordon Bleu;
  • “meunière” pode ser traduzido como “mulher do moleiro”. Por isso todas as preparações levemente enfarinhadas e fritas na manteiga levam esse nome;
  • conta-se que a cozinheira americana Julia Child decidiu aprender a cozinhar quando provou este prato na França, considerando o mesmo revelador;
  • para preparar o acompanhamento clássico, a Batata à l’Anglaise: descasque e corte as batatas em rodelas de 5cm de grossura. Coloque para cozinhar em uma panela com água gelada e salgada. Quando ferver, baixe o fogo e deixe ferver até que estejam cozidas. Escorra a água e cubra com um pouco de manteiga, sal e pimenta branca.

4 thoughts on “Receita francesa da semana: Sole Meunière

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.