Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Pizza, Receitas

Receita francesa da semana: Flammekueche

Mais um clássico testado pelo blog, a receita francesa da semana é o Flammekueche, uma pizza de massa bem saborosa e crocante, com cobertura de cebola, bacon e queijo cottage.

Flammenkueche no prato - Receita de Viagem

Seguindo com os testes, a receita francesa da semana vem da região da Alsacia, fronteira da França com a Alemanha. O Flammekueche é uma espécie de pizza, bem leve e saborosa, apesar de levar bacon e cebola.

Tivemos a oportunidade de conhecer este prato quando estivemos a cidade de Dinant, na Bélgica (tem post sobre a cidade aqui!), que é bem próxima da região de origem dessa receita. Por isso ela se encaixa perfeitamente nas receitas de viagem! Quero repetir já! Veja abaixo como fazer essa delícia.

Receita de Flammekueche

Ingredientes

Massa

  • 1 xícara de água morna;
  • 10g de fermento para pão;
  • 2 xícaras mais 1/4 de farinha de trigo;
  • 10 gramas de sal.

Cobertura

  • 1 cebola média cortada em tiras finas;
  • 1 xícara de queijo cottage ou ricota;
  • 300 gramas de bacon picado em tiras;
  • Pimenta preta moída na hora.

Modo de preparo

Massa do Flammenkueche - Receita de Viagem

Misture uma xícara de farinha com o fermento e adicione a água morna em um bowl grande. Aguarde cerca de 5 minutos, ou até que a mistura borbulhe.

Adicione o sal e misture. Adicione o restante da farinha aos poucos, até que consiga mexer com a colher. Quando ficar densa demais, coloque a massa em uma superfície com farinha para sovar. Se precisar, adicione mais farinha, aos pouquinhos. Sove por cerca de 10 minutos. não se preocupe, ela fica meio molenga mesmo.

Coloque a massa no mesmo bol e cubra com um pano e plástico. Esta “montagem” impede que a massa resseque. Aguarde cerca de 1h ou até que a massa tenha dobrado de tamanho. Quando isso ocorrer, soque a massa para que murche e aguarde crescer e dobrar de tamanho novamente.

Pré-aqueça o forno em 220 graus. Corte a cebola e o bacon em tiras. Se preferir, refogue na manteiga a cebola por 3 minutos. Em outro bowl, misture o queijo, a cebola e a pimenta.

Unte levemente a forma com margarina ou óleo. Após a massa ter dobrado de tamanho mais uma vez, coloque na forma e espiche com os dedos. Se estiver grudando muito, unte os dedos com azeite de oliva para esticar a massa, preenchendo bem os espaços da forma.

Cubra a massa com a mistura de cebola e queijo, finalizando com o bacon. Leve ao forno para assar por 20 minutos ou até que a massa esteja assada e crocante. Sirva com salada verde.

Pronto para ir ao forno - Receita de Viagem

Flammenkueche - Receita de Viagem

O delicioso Flammenkueche - Receita de Viagem

8 thoughts on “Receita francesa da semana: Flammekueche

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.