Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Aves, Receitas

Peito de Peru com Espinafre

Receita fácil, para quem quer adicionar mais espinafre na alimentação.

Não sei vocês, mas eu acho uma maravilha poder encontrar com facilidade ingredientes que não conseguia no Brasil, e um deles é carne de peru fora do período de Natal. Mais precisamente, peito de peru, ou qualquer outro corte, assim como encontramos de frango.

Pode ser que nesse meio tempo em que estou morando aqui na Bélgica (quase 3 anos!), as coisas tenham mudado e esteja falando bobagem. Mas se for, essa receita vai ser mais uma opção no seu roll de comidas saudáveis (ou pelo menos, 90%).

Pois, comprei aqui bifes de peito de peru que tinha decidido rechear com espinafre. Vi uma receita deliciosa do Gastronomismo (thanks Isadora Becker por sempre me salvar nos momentos onde falta inspiração para cozinhar!) de frango recheado com espinafre e resolvi trabalhar com essa ideia. Como o tempo para cozinhar era pouco, saiu este Peito de Peru com Espinafre que compartilho agora. Espero que gostem!

Receita de Peito de Peru com Espinafre

Ingredientes

  • 4 bifes de peito de peru;
  • 400 g de espinafre fresco;
  • 1 dente de alho;
  • 100 g de queijo parmesão ralado;
  • Azeite, sal e pimenta branca;
  • Para acompanhar, arroz branco e salada verde.

Modo de preparo

Tempere os bifes com sal e pimenta e reserve. Aqueça o forno em 200 graus. Lave e seque com papel toalha o espinafre. Separe as folhas do caule e reserve. Descasque o alho, descarte o miolinho e pique bem. Se tiver um triturador, melhor. Aqueça uma frigideira grande. Coloque duas colheres de azeite e espere aquecer. Quando estiver medianamente quente, coloque o alho, mexa por um ou dois minutos e coloque o espinafre para refogar, mexendo sempre. Tempere com uma pitadinha de sal. Quando estiver macio, desligue o fogo e reserve.

Em uma frigideira ou panela que possa ir ao forno, em fogo médio, aqueça uma colher de azeite. Coloque os bifes de peito de peru para grelhar. Quando estiver levemente dourado, vire e desligue a panela/frigideira. Divida o espinafre em quatro porções e espalhe cada uma delas sobre cada um dos bifes. Cubra cada um deles com um pouco de queijo parmesão ralado, e leve ao forno.

Os bifes vão finalizar o cozimento no forno e o queijo vai dar o toque gratinado que tanto queria da receita que me inspirou este prato! São cerca de 10 min no forno (mas depende do seu forno e da espessura dos seus bifes!). Mesmo que fique um pouco mais, vai continuar suculento, por conta do espinafre que cobre o peito de peru de forma generosa e bem saborosa. Sirva com arroz e salada verde!

Diquinhas

  • Não exagere no sal do tempero do peito de peru e do espinafre, pois o queijo geralmente é bem salgado e a proposta aqui é uma receita saudável (ok, tem queijo, mas isso é comida de verdade!);
  • Se quiser tentar o mesmo “processo” com outros legumes, fique à vontade! Só me conta aqui como fez e como ficou. Eu estou pensando em usar pimentão na próxima;
  • Nem preciso falar que pode usar peito de frango ou qualquer outra carne, né? Apenas atente para os diferentes tempos de cozimento e que aves e carne de porco mal passadas, não rolam.

Se você quer ver a receita que me inspirou a fazer esta, segue o vídeo do Gastronomismo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *