Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Acompanhamentos, Receitas, Vegetariana

Receita fácil de tortilla de mandioca

Mais uma receita fácil para quem quer comida saudável sem precisar de muito esforço.

Eu amo todo tipo de receita fácil e de preparo rápido, principalmente as que desenvolvo a partir de ingredientes que já tenho na geladeira. E vamos combinar que ter mandioca já cozida em casa é uma mão na roda, pois completa refeições de forma incrível.

Duvidou? Então segura essa dica de acompanhamento bem nutritivo, e que leva poucos ingredientes. Vale lembrar que a tortilla espanhola tradicional leva ovos e batata, mas vai por mim, essa também é bem gostosa (e leve!). Se preferir, pode substituir o espinafre por couve. Confere aí esta dica de acompanhamento para carnes e bom apetite!

Receita fácil de tortilla de mandioca

Ingredientes

  • 200 g de mandioca cozida;
  • 200 g de espinafre;
  • 1 cebola pequena;
  • Azeite extra virgem;
  • 1 dente de alho;
  • Sal e pimenta branca a gosto.

Modo de preparo

Descasque e corte a cebola em fatias finas. Coloque para refogar em uma frigideira de tamanho médio, com um pouco de azeite. Quando estiver translúcida, adicione o alho picado ou macerado (sem o miolo) e refogue por mais dois minutos.

Enquanto isso corte grosseiramente o espinafre já limpo e adicione ao refogado de cebola e alho. Mantenha o fogo baixo enquanto corta a mandioca em pedaços pequenos (se for bem macia e preferir esmagar, não tem problema). Adicione por fim a mandioca, tempere com sal e pimenta branca ao seu gosto e misture bem com uma espátula.

Modele para ficar no formato de uma tortilla, e espere dourar levemente embaixo antes de virar com a ajuda de um prato. Note que ela pode quebrar facilmente ao virar (pois não adicionamos ovo!), mas é só modelar novamente. Os pedaços dourados no centro são uma delícia e eu costumo quebrar de propósito para ter mais “douradinhos”.

— — —

Para uma receita mais tradicional, indico essa do site Panelinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.