Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Acompanhamentos, Legumes, Receitas, Vegetariana

Receita de Vagem com Cebola

Receitas de família

IMG_20141101_133633

Toda pessoa que gosta de cozinhar, tem suas referências culinárias. Minha lista é enorme, mas é importante destacar a minha sogra, o Rodrigo, amigas/os e tias. E a minha mãe, é claro.

Minha mãe sempre foi muito criativa e consegue fazer comidas bem gostosas a partir de poucos e simples ingredientes. Confesso que na adolescência eu queria fugir das panelas, mas guardei na memória todas as dicas culinárias que aprendi e hoje tento replicar. E esta Receita de Vagem com Cebola é uma delas.

Confesso que nunca fui muito fã de vagem. Fora de casa percebia que usavam muito em saladas, cozinhavam muito (eu gosto que ela mantenha a cor viva, não me apetece de outro jeito) e quando usada em saladas, exageravam no vinagre.

Este modo de preparo que aprendi com a minha mãe é simples, mas fica muito gostoso e costumo servir como acompanhamento para carnes. Testem e depois me digam se não é uma delícia!

Ingredientes

– 400 gramas de vagem fresca;

– 1 cebola roxa de tamanho médio;

– 3 colheres de azeite extra virgem;

– 1 colher de manteiga;

– 1 colher rasa de farinha de trigo;

– Sal e pimenta.

Modo de preparo

Lave as vagens, apare as pontas e corte em pedaços de mais ou menos 6cm de comprimento. Cozinhe com uma pitada de sal por 5 minutos ou até que fique com a textura que mais lhe agrada (gosto que fiquem levemente crocantes). Quando estiverem no ponto de cozimento de sua preferência, desligue o fogo, escorra a água e reserve.

Corte a cebola e finamente em tiras e reserve. Aqueça o azeite e a manteiga e quando estiver quente, adicione a cebola para que seja refogada. Quando ela estiver macia e levemente transparente, adicione as vagens. Mexa bem para que incorpore e adicione a farinha. Mexa até que estejam bem integrados e tempere com sal e pimenta. Sirva como acompanhamento para carnes.

Cebola roxa picada - Receita de Viagem Vagm levemente cozida - Receita de Viagem

Sobre minha mãe: dona Iolanda M. Stasiak não é cozinheira por profissão, mas para nossa felicidade sempre resgatou as receitas executadas por sua mãe e avós. A maioria tem origem italiana, assim como minhas avós. Tem muitos legumes (abobrinha, berinjela…) e temperos gostosos. Depois de trabalhar por muitos anos como costureira e professora de Corte e Costura, minha mãe passou a atuar em outro setor: produção de alimentos e artesanato a partir da fruta e da palha do butiá – planta muito comum na região onde nasci e cresci, nas Missões/RS.

Além de acessórios lindos, fazem sucesso suas compotas, geleias e bebidas com base na fruta do butiazeiro. Participando de feiras e eventos mostrando seu trabalho, ela já conquistou alguns prêmios culinários, com os pratos das fotos abaixo.

Para quem quer conhecer um pouco mais do trabalho dela, este é o seu perfil profissional no Facebook!

Lombinho de Porco ao Molho de Butiá.

Lasanha com Butiá.

Licores da Amêndoa do Butiá.

Bolsa de palha de Butiá - Receita de Viagem

3 thoughts on “Receita de Vagem com Cebola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.