Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Receitas

Receita de Tortéi de Abóbora

Receita tradicional da região da Lombardia na Itália, o Tortéi foi levado pelos imigrantes para o Rio Grande do Sul e até hoje é replicado com sucesso.

Fazer Tortéi de Abóbora não é fácil. O prato tradicional italiano (que em seu país de origem se chama tortelli di zucca) de massa recheada com polpa de abóbora (na Itália, usa-se a moranga da casca laranja; no Brasil, a abóbora japonesa, de casca verde e dura, também conhecida como cabotiá) exige certo esforço e tempo.

Confesso que nas primeiras vezes que preparei tortéi, usei massa de pastel. Mas o tempo e a prática são os melhores professores de quem aprecia cozinhar (e comer bem!) e mudei o processo (que não é nenhum bixo de sete cabeças). Por isso segue minha receita, além da grata lembrança de um dos pratos mais característicos da culinária da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Receita de Tortéi de Abóbora

Ingredientes

  • Para a massa: 2 ovos de tamanho médio, 1 1/2 xícara de farinha de trigo, fio de azeite e pitada de sal.
  • Para o recheio: 400 g de abóbora cabotiá, pitada de canela, noz moscada, sal, pimenta, 1 colher de sopa rasa de açúcar.
  • Para o molho: 100 g de manteiga sem sal, flor de sal, sálvia (a seu gosto) e queijo parmesão ralado na hora. Este é o molho recomendado. Mas até começar a servir com este molho, costumava preparar molho de frango desfiado com tomate e cebola, como podem ver em algumas das fotos.

Modo de Preparo

  • Para a massa

O preparo para a massa segue o mesmo deste post aqui, de macarrão caseiro. O que muda é que ao invés de cortar fino, para fazer macarrão, você vai manter as “faixas” de macarrão caseiros inteiras, e preparar a montagem do tortéi da mesma forma que faz com o pastel, se não tiver uma forma de ravioli e afins. Se estiver interessado em uma, abaixo indico alguns lugares onde pode comprar online. Enquanto a massa descansa, antes de abrir, prepare o recheio.

  • Para o recheio

Asse a abóbora no forno (envolta em papel laminado) até que a polpa esteja macia. Costumo usar 225 de temperatura, mas vai depender do seu forno, então é bom sempre ir observando. Depois de assado, retire a polpa da casca e esmague com um garfo. Adicione os temperos a seu gosto e reserve. Quando estiver frio, estará pronto para rechear a massa.

Mais sabor com farinha de amêndoas, mostarda e queijo parmesão ralado.

Abóbora assada para tortéi.

  • Para o molho

Costumava preparar como molho para tortéi o clássico de frango desfiado e tomate. Mas recentemente aprendi que para massas recheadas, o ideal é que se use molhos de ervas, azeite e manteiga, sem ingredientes muito fortes. A receita do molho de manteiga e sálvia (que combina muito com o tortéi!), cujo preparo é fácil você vê aqui neste post.

  • Para montar e finalizar

Depois de rechear e fechar os tortéis, cozinhe em água salgada por cerca de 3 a 5 minutos (depende muito da espessura da massa). Eu costumo provar a partir do terceiro minuto, para ver se a massa está cozida. Depois de cozidos, pode colcoar direto no molho e servir, ou levar ao forno para aquecer. Ao servir, polvilhe um pouco de queijo ralado na hora e buon appetito!

  • Dicas extras

Se a polpa ficar muito aguada, esprema a mesma em um pano limpo.

Se gosta dela mais firme, indico adicionar farinha de amêndoas ou nozes, pois deixam com um sabor extra.

Há quem indique colocar cebola e alho no recheio – você pode colocar se desejar. Eu nunca coloquei porque temo mascarar o sabor da abóbora, que é bem suave e delicado.

Se a abóbora não for das mais saborosas, vá adicionando temperos. Eu já coloquei mostarda, queijo parmesão ralado…

Onde comprar forma de ravioli, tortelli e outras massas recheadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *