Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Receitas, Vegetariana

Receita de Suflê de Queijo

Além da receita clássica de Suflê de Queijo, dica para quem quer incrementar a receita e deixar a refeição mais completa.

Suflê de Queijo Gruyère - Receita de Viagem

Suflê de Queijo, ou na língua de Balzac “Soufflé au Fromage”, é uma das receitas francesas mais conhecidas e replicadas em todo mundo. Mais uma para a lista de pratos testados para o blog, que compartilho com carinho.

Esta é a segunda vez que replico esta receita, também coletada do livro da Le Cordon Bleu, e nesta segunda vez, consegui evitar que murchasse! Veja abaixo como fazer. Não fiz o molho bechamel exatamente da forma como a receita original, mas sim da forma que mais aprecio. Medidas indicadas para dois suflês, ramekins de 9cm de diâmetro cada.

Receita de Suflê de Queijo

Ingredientes

– Manteiga;

– Farinha de trigo;

– Farinha de rosca;

– 300 ml de leite;

– 3 ovos;

– 120 g de queijo gruyère ralado;

– Tomilho fresco ou manjerona;

– Pimeta branca, sal e noz-moscada;

– 4 ramekins de 9 cm de diâmetro

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em 205 graus. Prepare os ramekins, untando com manteiga e farinha de rosca média.

Ramekins unstados com manteiga e farinha de rosca - Receita de Viagem

Prepare o molho bechamel derretendo duas colheres rasas de manteiga em fogo médio. Adicione duas colheres rasas de farinha e mexa bem, até borbulhar. Retire do fogo e adicione leite aos poucos, misturando bem. Quando estiver bem incorporado, leve de volta ao fogo baixo, coloque um pouco de tomilho fresco (sem remover as folhinhas do caule), ajuste sal, pimenta branca e noz-moscada ao seu gosto. Reserve.

Molho Bechamel - Receita de Viagem

Rale o queijo gruyère. Separe gemas das claras. Resfrie o molho bechamel e remova o tomilho. Quando estiver quase frio, adicione o queijo ralado e as gemas. Bata as claras em neve ate que estejam bem firmes. Adicione a mistura de molho e queijo aos poucos, com cuidado para que forme uma mistura bem aerada. Quanto menos misturar, mais firme ficará o suflê depois que o mesmo sair do forno.

Misturando com cuidado - Receita de Viagem

Coloque a mistura nos ramekins já untados e se desejar, polvilhe um pouco mais de queijo ralado no topo do suflê. Coloque eles em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido. Depois de 2 minutos, diminua a temperatura para 185 graus. Asse até que o mesmo tenha dobrado de tamanho e com coloração dourada. Depois disso, está pronto para ser desgustado!

Suflê de Queijo pronto para ir ao forno - Receita de Viagem

Cuidados e dicas

– repito, que é muito importante não misturar demais as claras e a mistura de queijos, molho e gemas, para garantir que o suflê fique aerado e não murche;

– só abra a porta do forto quando o mesmo estiver assado, do contrário, ele também irá desmoronar;

– se desejar “rechear” o mesmo, mas quer que ele fique leve e não murche tente colocar o recheio no fundo do ramekin, como na foto abaixo. Este fiz com brócolis em conserva e presunto de parma. Recomento tentar com os ingredientes que tiver em casa, desde qe não tenham muito líquido;

Recheio no fundo - Receita de Viagem

– se quiser usar algum outro queijo, fique à vontade! O gruyère é o mais tradicional, mas este mesmo preparo pode ser feito com queijo parmesão, queijo estepe, emmental…

– cuide da temperatura do forno e tenha paciência. Se sentir que está dourando demais sem ter crescido o suficiente, baixe para 150 graus por uns 5 minutos. Asse em uma altura intermediária do forno;

– em breve, pretendo fazer e postar receitas de suflê de chcolatesuflê de cogumelos, sendo este segundo com os cogumelos incorporados na massa.

Origem: acredita-se que o suflê tenha surgido na França, na metade do século 18, em um restaurante chamado La Grande Taverne de Londres, que existia em Paris. Segundo consta no livro L’Art du Cusinier, de 1813, tendo sido executado e publicado pelo Chef Antoine Beauvilliers. 

8 thoughts on “Receita de Suflê de Queijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.