Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Receita de Steak Tartar estilo polonês

Mais uma receita de steak tartar, desta vez ao estilo polonês!

Não é segredo que amo pratos à base de carne crua, tanto que esta não é a primeira receita de steak tartar que compartilho aqui. E além desta tem mais uma na fila para postar! Mas acho válido falar um pouco de carne, depois de tantas receitas vegetarianas que andei postando por aqui.

A receita de steak tartar que hoje compartilho aqui veio de um livro que adquiri depois de visitar a Polônia pela segunda vez – e esse é o tipo de souvenir que amo trazer de nossas viagens. Em Cracóvia pude provar novamente este preparo que muda um pouco do preparo tão conhecido francês, pois leva um ingredientes diferente: cogumelos em conserva!

Espero que gostem tanto quanto nós! Medidas servem muito bem duas pessoas. Como acompanhamento, recomendo pão quentinho ou torradinhas e espero que gostem dessa que é uma autêntica receita de viagem!

Receita de Steak Tartar estilo polonês

Ingredientes

  • 500 g de contrafilé bovino;
  • 1 échalote;
  • Pepino em conserva;
  • 2 gemas de ovo;
  • Cogumelos em conserva;
  • Azeite de oliva, mostarda, sal e pimenta;
  • Molho shoyu e molho inglês.

Modo de preparo

Limpe o contrafilé, removendo qualquer gordurinha ou nervos que possam existir na parte externa. Eu usei carne moída de boa qualidade, e você pode usar filé se preferir. Corte em cubinhos pequenos, e coloque de volta na geladeira (ou em um bol dentro de uma outra bacia com gelo, para que a carne mantenha-se fria).

Não indiquei a quantidade de pepino e cogumelos em conserva (o clássico champignon!) pois acho que aqui vai do gosto pessoal. Mas ressalto que é importante colocar os cogumelos, pois esse é o aspecto mais diferente da receita de steak tartar polonês para as demais. Corte em cubinhos bem pequenos e reserve.

Corte a échalote em pedaços pequenos (eu prefiro usar ela por ter sabor mais suave, mas pode usar cebola branca se preferir). Separe as gemas da clara (que você pode usar em algum outro preparo) e reserve. Prepare o molho que vai temperar a carne com pimenta moída, uma pitada de sal, 2 colheres de molho inglês, duas colheres de molho de soja, uma colher de chá de mostarda (eu uso a extra forte) e uma colher de azeite de oliva. Misture bem e reserve.

Essa mistura de molho de soja + molho inglês é para substituir o molho “maggi”, largamente utilizado na culinária polonesa, e que escolhi para substituir o mesmo que não tinha. Mas se você o tiver ou o conhece, use!

Para servir, a receita original indica que sirva a carne picada com as gemas de ovos em cima, e ao lado os legumes picados e o molho com todos os temperos ao lado, para que seja misturado no prato. Mas Eu já servi devidamente temperado, misturando primeiro as gemas de ovo, depois o pepino, os cogumelos e a cebola e; por fim, o molho com todos os temperos.

Indico que o mesmo seja colocado aos poucos e que prove, para ver se está ok e realmente precisa colocar tudo, ao mesmo tempo que ajusta sal e pimenta. Sirva imediatamente. A sugestão de servir para misturar ao prato é da foto do livro.

— — —

Sobre a história do Steak Tartar

Este prato era feito originalmente de carne de cavalo pelas tribos Tártaras que habitavam nas estepes da Ásia. Eles invadiram e dominaram a Polônia no século 14, e desde então este prato ficou conhecido em toda a Europa como um prato fortificante.

— — —

Para conhecer outras receitas de steak tartar, confira aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.