Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Receitas, Sopas

Receita de Sopa de Canederli

Receita de sopa tradicional italiana, comfort food ideal para o inverno!

Esta Sopa de Canederli (canederli in brodo), a receita como transcrevo aqui, é uma das especialidades da minha sogra, Nildete Barni. Ela sempre preparou para nós no inverno, e aqui na Bélgica ainda não tínhamos feito, pois é bem difícil encontrar linguiça fresca.

Mas durante este período de isolamento social, estamos aproveitando para desenvolver as habilidades culinarísticas do marido, que decidiu fazer essa sopa. É um pouco difícil encontrar linguiça fresca por aqui e essa que usamos é mais ou menos fresca.

O que temos feito aqui para preparar esta sopa, é picar e “moer” ela no processador. No mais segue o preparo que acompanhei de perto nas vezes em que ele fez, com as devidas orientações da Nildete. Deixo um agradecimento para ela que nos cedeu a receita.

Receita de Sopa de Canederli

Ingredientes

  • 2 litros de caldo de frango (eu uso caseiro, já fiz até com peru e ficou uma delícia);
  • 6 a 8 fatias de pão de forma sem casca;
  • 1 ovo;
  • Leite (o quanto baste para molhar o pão, mas pouco);
  • Farinha até dar o ponto (nós fazemos ponto de quenelle, mas se preferir, coloque um pouco mais para enrolar com a mão e deixar mais durinho);
  • 250 g de salame fresco (colonial, artesanal);
  • 1 cebola média;
  • Maço de salsinha;
  • Pimenta preta.

Modo de preparo

Descasque a cebola e pique em cubinhos. Coloque para dourar com um pouco azeite, enquanto despedaça/pica/tritura o salame. Se for um pouco mais seco, use um processador de alimentos para moer. Mas não pode ser seco demais, pois fica duro no canederli.

Depois que a cebola dourar levemente, adicione o salame triturado/despedaçado e refogue por mais 3 min. Finalize adicionando a salsinha limpa e picada finamente e desligue.

Aqueça o caldo enquanto prepara o restante do canederli. Em um bowl grande, coloque o pão cortado em cubos e molhe com um pouco de leite. Adicione o ovo e misture bem. Adicione o refogado de salame-salsa-cebola quando estiver frio e misture.

Adicione por fim farinha aos poucos, até dar ponto para quenelle (firme, mas mole) ou o suficiente para enrolar em bolinhas. Quando o caldo estiver fervendo (mas em fogo médio), faça o teste com a colher formando a quenelle. Se não desmanchar, é porque está no ponto certo. Se desmanchar, é preciso colocar um pouco mais de farinha. Ponto é similar ao de nhoque.

A indicação de que estão cozidos é quando os canederlis sobem para o topo da sopa. Sirva quente e se quiser, adicione queijo ralado. No dia seguinte, fica melhor ainda!

— — —

Para outras receitas de sopa, acesse a categoria através do link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.