Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Receitas, Sopas, Vegetariana

Receita de Sopa de Aspargos

Esta versão de Sopa de Aspargos pode ser feita com o talo que sobra de outros preparos e que, geralmente, é jogada fora. Veja como é simples fazer!

Sopa de Aspargos com Frango - Receita de Viagem

No post anterior dei a dica: não descarte os talos mais rígídos dos aspargos, guarde para usos futuro. Bem ou mal, este talo que normalmente é jogado fora é alimento, e apesar de ser mais rígido, é rico em sabor. Costumo congelar estas sobras e quando consigo reunir umas 400g de talo, uso no preparo de sopas e caldos. São uma excelente base para enriquecer seus pratos!

Geralmente, a Sopa de Aspargos leva algum tipo de derivado de leite. Leva apenas manteiga, que costumo usar para deixar sopas e molhos mais encorpados (geralmente, 1 colher rasa basta). Esta que passo as dicas agora é mais leve e é perfeita para quem quer sentir melhor o sabor de cada um dos seus elementos. E de preparo tão simples que você vai se encantar! Veja a seguir.

Receita de Sopa de Aspargos

Receita de Sopa de Aspargos - Receita de Viagem

Ingredientes

  • 400 gramas de talo de aspargos;
  • 1 batata média;
  • 3 sobrecoxas de frango;
  • Salsa;
  • Manteiga;
  • Farinha de rosca;
  • Caldo de frango ou de legumes;
  • Sal e pimenta branca.

Modo de preparo

Lave bem a batata e corte em cubos grandes. Não é necessário descascar. Leve ao fogo para cozinhar com água e os talos de aspargos, com uma pitada de sal. Quando ambos estiverem macios (cerca de 20 min.), desligue e reserve.

Remova pele, gorduras e ossos das sobrecoxas. Corte em tiras grossas ou cubos e tempere com uma pitada de sal e pimenta branca. Em uma panela antiaderente, aqueça um pouco de manteiga e quando estiver começando a dourar, adicione o frango. Refogue mexendo poucas vezes, até que esteja completamente cozido e levemente dourado. Reserve.

Em um processador ou liquidificador, triture os talos de aspargos e as batatas com casca (ela guarda sempre muito sabor e nutrientes!) e o caldo do próprio cozimento. Isso irá formar uma espécie de purê um pouco líquido, que deve ser peneirado. Com isso, você obterá um creme aveludado de aparência uniforme, sem as fibras da casca da batata e dos talos de aspargos.

Leve este creme aveludado que conseguiu ao fogo e adicione 500ml de caldo de galinha ou de legumes. Adicione o frango já dourado, mais uma colher de manteiga, ajuste sal e pimenta branca e deixe aprimorar os sabores. Quando estiver na consistência de sua preferência, está pronta para servir.

Sopa de Aspargos - Receita de Viagem

Para finalizar: Corte a salsinha e reserve, para que seja sevida sobre a sopa já no prato. Coloque uma colher de manteiga em uma panela e quando ela estiver quente, adicione duas colheres de farinha de rosca. Deixe a mistura “fritar” por 2 minutos e desligue. Este detalhe vai adicionar uma textura mais crocante ao prato, fazendo o papel dos croutons. Mas se preferir, neste post aqui tem dica sobre Como Fazer Croutons, aproveitando mais um elemento que geralmente vai para o lixo: pão amanhecido/velho.

5 thoughts on “Receita de Sopa de Aspargos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.