Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Aves, Receitas

Receita de Risoto de Frango

Mais uma receita de frango, para testar já!

Diferente da galinhada – que leva pedaços grandinhos de frango, muitas vezes com osso – esta Receita de Risoto de Frango é simples, porém um pouco mais trabalhosa e diferente do risotto tradicional. Veja como fazer esta porção que serve 4 pessoas.

Risoto frango desfiado

Ingredientes

– 3 sobrecoxas ou 1 peito de frango;

– 1 xícara de arroz para risoto (arbório ou carnaroli);

– 2 tomates médios;

– 1 cebola pequena;

– 125 ml de vinho branco;

– Salsa, cebolinha, alho;

– Manteiga e azeite de oliva;

– Sal e pimenta;

– Queijo parmesão ralado;

– Salada verde para acompanhar.

Risoto de Frango Desfiado no Prato 2

Modo de preparo

Remova gorduras e pele do frango. Refogue com um pouco de sal, pimenta e azeite, até que esteja bem dourado. Retire da panela, desfie e reserve. Corte a cebola em cubinhos; descasque e esmague 1 dente de alho; pele o tomate, remova as sementes e corte em cubos.

Aqueça a água. Coloque a cebola e o alho para refogar na mesma panela onde o frango foi dourado, com uma colher de manteiga. Quando estiver transparente, adicione em sequência, sempre mexendo um pouco antes de adicionar o próximo ingrediente: arroz, tomate e frango.

Quando estiver bem incorporado, adicione o vinho. Mexa sempre e com delicadeza, até que evapore boa parte do líquido. Adicione água quente, uma concha de sopa por vez, mexendo sempre. Ajuste sal e pimenta após a primeira concha de água.

Se quiser deixar um pouco mais aromático e intenso, acrescente algumas folhinhas de sálvia ou alecrim. Uma folha de louro também é uma boa opção, mas precisa ser retirada antes de servir. Um toque de cominho também pode ser adicionado.

Quando o arroz estiver no ponto, desligue. Lembre que o risoto deve ser cremoso. Atente para que o caldo não evapore por completamente. Depois de desligar, adicione uma colher de manteiga, para deixar mais cremoso. Só então adicione salsa e cebolinha picados. Sirva com salada verde e queijo parmesão ralado.

Risoto de Frango Desfiado 3

Dica extra: sabe a carcaça daquele frango assado de domingo? Ela é ótima para esta receita de risoto de frango! Basta desfiar o que sobrou da carne, remover as gorduras e peles e preparar o caldo (que pode ser usado ao invés de água) com o qual você pode cozinhar o risoto. Experimente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.