Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Receita de Risoto Árabe

Essa receita tem inspiração no Risoto Árabe do restaurante Al Nur de Porto Alegre (amo!). Não sei como eles fazem, não pesquisei a receita e óbvio, fiz meus acréscimos. Acho que a maior diferença está na adição de berinjela. Espero que gostem!

Receita de Risoto Árabe

Mais risoto arabe - Receita de Viagem

Ingredientes

– 1 berinjela grande;

– 300 gramas de carne picada ou moída;

– 1/2 de xícara de arroz (cru) ou 1 xícara de arroz cozido;

– 1/2 cebola cortada em tiras muito finas;

– 1/2 xícara de salsinha picada;

– 1/2 xícara de amêndoas picadas;

– 150 gramas de manteiga;

– 2 colheres de azeite extra virgem;

– Pitadas de sal, pimenta e cominho.

Como preparar

Se não tiver arroz cozido pronto, prepare o arroz e reserve. Corte a berinjela, sem casca, em tiras finas. Coloque no escorredor de massa, salpique sal e reserve. Ela deve perder um líquido marrom, onde está concentrado boa parte de seu amargor. Se tiver aparência de muito molhada, seque com tolhas de papel.

Corte a cebola e a carne em tiras finas. Se preferir usar carne moída, fique à vontade! Mas use de primeira, pois a se segunda costuma perder muita gordura. Para fazer este prato, já usei filet mignon, carne moída, patinho e vazio. Use o que preferir ou que for mais prático para você! Saiba mais sobre os cortes de carne neste post aqui!

Corte finamente a salsinha e as amêndoas e reserve. Inicie o processo de refogar os alimentos separadamente na manteiga, com pitadas de sal e pimenta: primeiro a cebola, depois a berinjela, e por fim a carne. Misture estes 3 ingredientes já refogados em uma panela maior (a wok é ideal para isso!) e leve ao fogo baixo.

Assim que estiverem quentes e bem misturados, desligue o fogo. Adicione o cominho, o azeite, a salsinha e as amêndoas picadas e misture bem. Sirva acompanhando de salada verde.

Risoto arabe na panela - Receita de Viagem

Dicas:

– se preferir ou achar mais prático, ao invés da amêndoa use noz pecan, pistache ou castanha do pará. Considero este ingrediente importante para finalizar as diversas texturas que compõem o prato;

– o azeite só é colocado na finalização para que mantenha seu sabor característico;

– por fim, se quiser deixar esta receita top de linha em questão de sabor e saúde, adicione Granola Artesanal Salgada da No Sugar Foods! Para comprar, visite o site e conheças os produtos da marca: https://nosugarfoods.wordpress.com/

One thought on “Receita de Risoto Árabe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.