Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Molhos, Receitas

Receita de Ragu de Linguiça

Passei a fazer esta Receita de Ragu de Linguiça a partir de um episódio do programa do Jamie Oliver que passa (ou passava? me atualizem, please!) no GNT. Não é uma receita de frango, mas se encaixa perfeitamente nos quesitos “receita fácil” e “receita barata”.

Ragu com linguiça - Receita de Viagem

Minhas raízes italianas e polonesas se manisfestam muito nas minhas preferências gastronômicas: gosto muito de pratos com batata, embutidos, massas e molhos. Isso se comprova se analisarem que uma das primeiras comidinhas que figurou por aqui é uma receita com linguiça e batata! 

Já testei esta receita várias vezes e abaixo, indico algumas variações de ingredientes. O importante é que este ragu pode ser feito com ingredientes simples e variando de acordo com o que você tem em casa. Pode ser consumido com polenta, massa, aipim cozido e até arroz branco.

Receita de Ragu de Linguiça

Receita de Ragu de Linguiça - Receita de Viagem

Ingredientes

– 4 linguiças toscanas frescas;

– 1 cenoura;

– 1 talo de alho poró;

– 1 dente de alho;

– salsa, cebolinha e tomilho;

– manteiga e azeite;

– sal e pimenta preta;

– queijo parmesão para finalizar o prato (massa, polenta…).

Modo de preparo

Desmanche as linguiças em pequenas partes. Descarte o envoltório da línguiça. Lave e descasque a cenoura. Rale a cenoura na parte mais fina do ralador. Limpe bem o alho poró e corte 1/3 dele em tiras fininhas. Descasque o dente de alho e esmague bem.

Aqueça uma caçarola com um pouco de azeite e um pouco de manteiga (bem pouco, pois a carne tem bastante gordura). Coloque o alho para fritar e adicione a carne da linguiça. Quando esta começar a dourar, adicione o alho poró e a cenoura. Com fogo baixo, refogue tudo até que estejam bem incorporados todos os ingredientes.

Ajuste sal e pimenta. Adicione um pouco de água, para que o molho se forme e para que os sumos dos ingredientes que ficaram no fundo da panela, se soltem. Se ficar líquido demais, adicione uma colher de manteiga e deixe ferver até reduzir. Ajuste temperos e adicione um pouco de tomilho. Deve formar um molho bem espesso, com pedaços de carne. Adicione salsa e cebolinha picada quando o molho estiver pronto e o fogo desligado.

Dicas e considerações

– a receita original leva salsão. Como não gosto, qaudno uso, é a mínima coisa. Mas em geral, uso alho poró e até um pouco de cebola picadinha;

– costumo fazer com os ingredientes que tenho em casa. Já fiz com linguiça e fígado de galinha – tá aí um ótimo uso para os miúdos que vem com a galinha!, além de carne moída e bacon;

Preparango ragu com bacon e fígado - Receita de Viagem

– a receita se aproxima um pouco do tradicional Ragu à Bolonhese – que leva miúdos, entre outros ingredientes e tem preparo mais complexo e demorado (vão por mim, o verdadeiro não é só um molhinho vermelho com carne bovina moída). A ideia aqui é justamente ao contrário: uma receita com ingredientes simples e de preparo fácil;

– pimenta dedo de moça, orégano, manjerona e tomilho são boas opções para incrementar o tempero do ragu;

Ragu com penne - Receita de Viagem

– reparem que não adicionei tomate – não que não goste deles, pelo contrário, amo!, mas aqui a ideia é mudar um pouco a rotina de sabores. É estranho dizer isso, mas também não sabia ser possível fazer um molho tão bom usando a cenoura para incorporar o caldo;

– mas já fiz com tomate e fica muito bom também! Confira na foto abaixo:

Mais ragu - Receita de Viagem

————————-

E aí, testou? Compartilhe com o blog através do Instagram ou do Facebook!

One thought on “Receita de Ragu de Linguiça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.