Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Frutos do mar, Receitas

Receita de Polvo Grelhado com Batata Anna

Dica de preparo de Polvo Grelhado com acompanhamento delicioso!

Mais uma receita de viagem para nossa conta! Eu provei esse Polvo Grelhado com Batata Rosti no restaurante Lido del Faro em Capri, mas aqui em casa repliquei com esta receita de acompanhamento diferente.

Notem que facilitei a minha vida na reprodução desta delícia: comprei os tentáculos de polvo já cozidos e não usei manteiga clarificada na receita de Batata Anna. Mas como já podem ter percebido por aqui, eu gosto de facilitar as coisas, jogando sempre a real sobre a receita.

O preparo que indico não é exatamente o que comi, porém a combinação de sabores é o que busquei ao preparar este prato. Outra sugestão de acompanhamento que combina com este polvo é a Batata Paparoto que você confere aqui. Espero que apreciem, quantidade de ingredientes para porção individual!

Receita de Polvo Grelhado com Batata Anna

Ingredientes

  • 2 ou 3 tentáculos de polvo cozidos (confira aqui dicas de como cozinhar polvo);
  • 2 batatas médias;
  • 4 colheres de manteiga;
  • 1 dente de alho;
  • 3 colheres de azeite;
  • 2 ramos de alecrim;
  • Sal e pimenta;
  • Salada verde.

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Derreta a manteiga e tempere com sal e pimenta. Lave as batatas, descasque e corte em rodelas finas. Se puder usar um fatiador, melhor, pois as fatias precisam ser bem finas. Com a ajuda de um aro, tigela ou forminha untado com manteiga, monte camadas, sempre temperando com sal e pimenta, pincelando a manteiga derretida. Se usar o aro, recomendo forrar a assadeira com papel manteiga.

Leve ao forno para assar até que as batatas do topo estejam levemente douradas. Tempo de mais ou menos 35 min. Enquanto isso prepare o polvo. Caso você não encontre já cozido, a dica de preparo está indicada na lista de ingredientes.

O polvo estando cozido, para grelhar basta aquecer azeite em uma frigideira e adicionar o alho e o alecrim. Assim que o azeite pegar um pouco do sabor deles, adicione o polvo e grelhe até que comece a dourar. Opte por uma frigideira antiaderente.

Por fim, tempere o polvo com sal e pimenta, retire da frigideira e monte o prato com as batatas e a salada. Dois tentáculos médios por pessoa são mas que suficiente. E bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.