Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Pizza, Receitas

Receita de Pizza Síria, Lahme Bi Ageen

Receita de Pizza Síria, como provamos em uma tap room aqui de Bruxelas.

Essa Receita de Pizza Síria, cujo nome tradicional é Lahme Bi Ageen é servida na tap room de uma pequena cervejaria daqui de Bruxelas, a L’Ermitage Nano Brasserie. Lembra muito a esfiha (cuja receita da Amanda do blog Meu Pão Caseiro você confere aqui), mas é servida em tamanho grande.

Faço tal qual aprendi em um blog em inglês de comida tradicional da Síria, e chamo de “pizza” porque assim a conheci. Ideal para quem busca uma receita de pizza de carne saborosa e com um temperinho árabe. Quantidade para preparar duas pizzas grandes.

Dicas: a massa dessa receita de pizza precisa descansar por duas horas, por isso é preciso se programar com uma certa antecedência. Não exagere na páprica, pois do contrário o sabor dela predomina.

Receita de Pizza Síria

Ingredientes

Massa

  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara de água morna;
  • 1/4 xícara de azeite;
  • 1/2 colher de sopa de fermento biológico;
  • 1/2 colher de chá de açúcar;
  • 1/2 colher de chá de sal.

Cobertura de carne

  • 400 g de carne moída;
  • 2 tomates pequenos;
  • 1 cebola pequena;
  • 1 colher de sopa de pasta de tomate
  • Sal, pimenta preta, cominho e páprica à gosto;
  • Hortelã, tomatinhos cereja, azeite e limão para finalizar

Modo de preparo

Adicione o fermento e o açúcar à água morna, mexa e aguarde por 5 min. até que o fermento reaja. Adicione o sal à farinha e misture bem. Quando o fermento tiver reagido, adicione a mistura com água e açúcar a farinha. Adicione o azeite e misture bem, até ficar em ponto para sovar. Adicione água extra se necessário.

Quando a massa estiver no ponto (ao menos 5 min. amassando), coloque em uma tigela com óleo, cubra com plástico filme e uma toalha, e deixe crescer por duas horas.

Para preparar a cobertura da pizza: lave e corte os tomates, remova as sementes, corte as cebolas em pedaços e coloque no liquidificador a fim de preparar um purê. Junte a este purê a pasta de tomate e os temperos, adicione a carne e misture bem.

Quando a massa estiver pronta, divida em duas, faça uma bola e sobre uma folha de papel manteiga (papel para assar), espiche a massa com um rolo de massas. Na receita original não indica, mas recomendo que espere ao menos uns 10 min para que cresça um pouco depois de abrir a massa (pode ser enquanto o forno aquece a 200 graus). Se preferir, use uma tampa para conseguir o formato redondo.

Espalhe sobre a massa a mistura de carne e temperos e leve ao forno para assar (com o papel para ficar mais fácil de desenformar) por 25 min. Quando estiver assado, finalize com tomatinhos picados, folhinhas de hortelã e um fio de azeite. Sirva com limão para adicionar já no prato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.