Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Receita de Picanha no Forno com alecrim e alho

Nova receita de picanha no forno, para variar nos sabores do almoço de domingo.

Já tem uma receita de Picanha no Forno aqui no blog, mas esta semana quis variar um pouco no preparo. Busquei por uma receita que incluísse alho, e usei esta aqui do Carnes Meireles como referência para preparar esta.

Notem que a ideia da receita referência é de picanha com alho e manteiga. Mas achei que a picanha já teria gordura saturada o suficiente. Também gosto muito do sabor do alecrim em carnes em geral (li em algum ligar que ele ajuda a eliminar as toxinas da carne) e por isso, adicionei ao meu preparo.

Segue abaixo a minha dica de preparo de picanha no forno temperada, que combina perfeitamente com um almoço de domingo!

Receita de Picanha no Forno com alecrim e alho

Ingredientes

  • 800 g de picanha;
  • 1 cabeça de alho pequena;
  • Pimenta preta moída na hora;
  • 4 colheres de sopa de azeite extra virgem;
  • Alecrim em quantidade ao seu gosto;
  • 2 colheres de sopa de sal Maldon Defumado (ou sal grosso).

Modo de preparo

Retire a picanha da geladeira ao menos meia hora antes do preparo. Pré-aqueça o forno a 210 graus (um pouco acima da média). Descasque e macere o alho (eu uso um esmagador), removendo o miolinho.

Lave o alecrim e remova as folhinhas para usar no preparo da pasta que será usada para cobrir a picanha. Eu usei um esmagador de alho e piquei o alecrim o menor que pude, mas pode fazer a pasta com um processador se preferir. Basta misturar todos os temperos.

Misture o alho, o alecrim, o sal, a pimenta e o azeite e cubra a carne com esta pasta, passando a mesma em todas as partes. Para assar, use a grade além da assadeira e deixe a parte da gordura para cima.

Asse por 40 minutos. Se o alho estiver tostando muito rápido, diminua a temperatura do forno para 180 graus. Se quiser que a carne seja mais passada, deixe mais 10 min. no forno. Retire do forno e deixe descansar por 10 min. antes de cortar e servir. Para acompanhar, recomendo mandioca e salada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.