Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Pães, Receitas

Receita de Pãozinho Doce Escandinavo

Confira receita de pãozinho doce para adoçar e perfumar a sua semana!

Eu conheci o kanelbullar – esta espécie de pãozinho doce enrolado tradicional dos países escandinavos através da blogueira dinamarquesa do Useless Wardrobe. A receita dela leva cardamomo, mas como o próprio nome indica, o mais comum é de canela.

Para agradar a minha curiosidade e a preferência do marido, fiz meio a meio, seguindo as dicas de uma receita que encontrei, no vídeo que segue abaixo. Achei super fácil e não muito diferente dos Cinnamon Rolls – receita que conheço e já postei aqui. Mas vou indicar o preparo apenas com canela, pois creio que assim fica menos confuso.

Chamei de “pãozinho doce” por ser tradução de “buns”, na falta de uma nomenclatura melhor. Mas se você tiver outra sugestão, conta para mim no espaço para comentários! Bora para a receita?!

Receita de Pãozinho Doce Escandinavo

Ingredientes

  • 200 g de manteiga;
  • 1 xícara de leite;
  • 2 1/2 colher de chá de fermento biológico;
  • 3 xícaras de farinha;
  • 1/3 de xícara de açúcar em pó;
  • 1 colher de sopa de canela;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo;
  • 1 ovo batido;
  • Cristais de açúcar (ou pérolas de açúcar) para finalizar (usei também pistache e nozes picadas).

Modo de preparo

Coloque o leite e 150 g de manteiga em uma panela e aqueça até que a manteiga esteja toda derretida. Reserve até que esteja em temperatura ambiente. Em um outro bowl, misture a farinha, o açúcar e a pitada de sal.

Quando o leite e a manteiga estiverem frio, misture o fermento e vá adicionando a farinha no leite e manteiga aos poucos. Misture com as mãos até formar uma massa firme. Deixe descansar em temperatura ambiente por um período de 1 h, a massa coberta por um pano limpo.

Ao passar esse período, hora de espichar a massa. Polvilhe a superfície com um puco de farinha e use um rolo para espichar a massa em formato retangular. A espessura deve ser de mais ou menos 1,5 cm.

Espalhe com um pincel o restante da manteiga amolecida em 2/3 da massa. Misture o açúcar mascavo e a canela e distribua uniformemente em 2/3 da massa. Ela será dobrada em 3, antes de ser enrolada para formar os pãezinhos.

Abaixo, um vídeo para ver como cortar e enrolar os pãezinhos (a partir do 1min. e 34 segundos).

Coloque os enroladinhos em uma forma baixa, coberta com papel manteiga e deixe crescer por 30 min. cobertos com pano limpo. Pré-aqueça o forno a 200 graus (um pouco acima da temperatura média).

Pincele o ovo batido em cima de cada pãozinho e polvilhe açúcar e noz pecã picada para finalizar. Asse por 10 min. ou até que esteja bem dourado. Para que durem frescos por mais tempo, guarde em um pote fechado. Se desejar congelar, asse por apenas 5 min. antes de levar ao congelador.

— — —

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.