Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Ovos, Receitas

Receita de Ovos no Purgatório

A primeira vez que vi esta receita foi assistindo o programa da Nigella. Não me animei a testar logo que vi. O que me estimulou a testar qualquer coisa que levasse ovos cozidos no molho de tomate foi o fato de precisar cozinhar só para mim e esta Receita de Ovos no Purgatório me pareceu bem apropriada.

Ela é uma mistura da receita da Nigella com a de um livro de receitas italianas. Esta que segue é como faço, depois de alguns testes, e que agrada mais ao meu paladar. Veja como é fácil!

Ovos no Purgatório prontos para servir - Receita de Viagem

Ingredientes

Porção para duas pessoas

– 4 ovos;

– 4 tomates médios;

– 1/2 cebola ou 3 chalotas pequenas;

– 4 colheres de azeite extra virgem;

– pimenta Tabasco;

– 1/2 colherinha de açúcar;

– Sal;

– Pimenta do reino;

– 2 colheres de salsinha picada;

– 50 gramas de queijo mozzarela ou parmesão ralado;

– salada verde e pão para acompanhar.

Modo de preparo

Descasque os tomates na boca do fogão (veja foto abaixo!) ou escaldando com água quente e fria. Remova as sementes e corte em cubos, grosseiramente. Reserve. Corte a cebola em tiras finas. Corte a salsinha finamente e reserve.

Pelando o tomate na boca do fogão - Receita de Viagem

Em uma frigideira grande (tipo wok ou panela que possa ser tampada), adicione o azeite e quando este estiver quente, refogue a cebola. Quando esta estiver translúcida, adicione os tomates, sal (quanto goste), Tabasco (quanto desejar que seja picante), pimenta (idem ao anterior) e açúcar (este serve para remover a acidez do tomate). Refogue por um minuto e adicione os ovos. Coloque a tampa e deixe cozinhar em fogo médio ou baixo por 3 minutos.

Refogando o tomate com cebola e bacon - Receita de Viagem

Quando a clara estiver quase toda branca, adicione o queijo. Quando ela estiver completamente cozida, desligue e finalize com a salsinha picada. Sirva acompanhado de pão e a salada verde de sua preferência.

IMAG3529

Dicas:

– Refogar o tomate por pouco tempo antes de adicionar os ovos garante que o molho tenha um sabor mais fresco;

– A tampa serve (embora ninguém fale isso e muitos não façam e ficam exibindo fotos de ovos crus pela web…) para garantir que pelo menos a clara fique bem cozida. Para o bem de sua saúde, cuide bem disso;

– Se estiver com pressa, use uma lata de tomates pelados! Não fica tão bom como com tomate fresco, mas fica bom igual;

– Se você tiver bacon, cogumelos ou qualquer outra coisa que desejar adicionar, vai fundo que fica #tribom! Apenas, nestes dois casos, refogue antes de adicionar os tomates;

– Sou péssima cozinhando só para mim, erro até miojo! Preciso de cobaias, rsrsrs. Para não viver só de pão ou qualquer coisa pronta que tiver na geladeira, comecei a testar receitas com ovos;

– Engana-se quem pensa que preparar ovos é fácil. Eu diria que é uma arte, que ainda estou desenvolvendo. Se quiser começar, vá por esta receita aqui. Para ter uma ideia, ainda não sei fritar ovos, embora todo mundo considere isso essencial, é extremamente difícil acertar.

A receita italiana leve radicci na panela - Receita de Viagem

Meu primeiro teste, fazendo a receita italiana.

2 thoughts on “Receita de Ovos no Purgatório

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.