Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Receitas, Vegetariana

Receita de Nhoque à Romana

Nhoque à Romana Gratin - Receita de Viagem

Seguindo com os testes de receitas desta coleção que falei aqui, hoje o blog traz uma receita típica da região do Lázio, o Nhoque à Romana. Fica uma delícia! Essa massa é bem diferente e estou a fim de fazer alguns testes com ela.

Depois desta receita de hoje, resta apenas mais uma das que consegui testar antes de me afastar temporariamente da coleção!

Confiram a Receita de Nhoque à Romana e se testarem, compartilhem comigo as suas experiências!

Ingredientes

– 250 gramas de farinha de sêmola;

– 120 gramas de manteiga;

– 100 gramas de queijo parmesão ralado;

– 1 litro de leite;

– sal à gosto;

– folhas de sálvia.

Modo de preparo

Aqueça o leite com sal e uma colher de sopa de manteiga. Misture bem. Quando começar a ferver, baixe o fogo (para médio ou menos) e adicione a farinha aos poucos, mexendo bem, para que não embolote. Mexa enquanto cozinha por aproximadamente 30 minutos, até que se desprenda bem da panela.

Retire a massa da panela e leve até uma superfície lisa onde possa trabalhar com ela. Adicione 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado e misture bem. Use uma faca ou espátula grande para sovar caso a massa esteja muito quente.

Abra a massa até que a mesma esteja com a espessura de um dedo e aguarde esfriar. Assim que estiver fria, faça rodelas com a massa usando as bordas de um copo pequeno, de aproximadamente 3cm de diâmetro.

Unte uma forma refratária com manteiga e coloque as rodelas. Em uma panela à parte, derreta a manteiga que sobrou e adicione a sálvia picada grosseiramente. Cozinhe por um minuto e use a mistura para “regar” os nhoques. Por fim, salpique o queijo restante e leve ao forno (pré-aquecido a 200 graus) para gratinar até que estejam levemente dourados. Sirva como acompanhamento.

Receita do livro - Receita de Viagem

P.S.: a adição da sálvia é uma opção pessoal. Na receita original do livro ele não está incluso.

Origem: a região do Lázio (em português, Lácio) na Itália é uma das mais centrais no país e tem Roma como sua capital. Os principais pratos típicos dessa região são as massas, mas esta conhecida no Brasil também como Nhoque de Semolina também é tradicional. Além das massas frescas, os queijos e as carnes também figuram em pratos típicos da região do Lázio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.