Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Doces, Receitas

Receita de Mousse Romeu e Julieta

Receita para quem ama a combinação de goiabada com queijo!

A combinação de queijo com goiabada é uma das minhas favoritas e meio que demorou para ter a ideia de fazer um Mousse Romeu e Julieta. Uso muito goiabada para fazer docinho – em breve compartilho aqui esta receita também! e o primeiro teste de mousse do tipo foi que deu origem a esta.

O modo de preparo meio que segue a receita tradicional de mousse – a de chocolate deliciosa você confere aqui – mas com trabalho extra. Isso porque na versão final, você tem duas camadas de mousses diferentes.

Para finalizar esta Receita de Mousse Romeu e Julieta, um pouco de textura crocante. Esta bem fácil de preparar, para adicionar só na hora em que irá servir. Agora testa aí e me conta o que achou dessa delícia!

Receita de Mousse Romeu e Julieta

Ingredientes

  • 300 g de goiabada;
  • 24 g de gelatina em pó sem sabor;
  • 1 xícara de creme de leite;
  • 250 ml de água quente (mas não fervendo);
  • 300 g de mascarpone (ou cream cheese);
  • 3 ovos;
  • 9 colheres de sopa de açúcar refinado;
  • 3 colheres de sopa açúcar mascavo;
  • 150 g de castanha de caju sem sal.

Modo de preparo

Mousse de Goiabada – corte a goiabada em cubinhos e leve ao fogo médio com 150 ml de água, mexendo até que se dissolva e desligue. Reserve para esfriar. Dissolva a gelatina em pó com 100 ml de água quente (mas não demais), ou conforme as instruções da embalagem.

Separe as gema das claras e bata as claras em neve com 3 colheres de açúcar. Quando a goiabada dissolvida estiver fria, adicione o creme de leite e misture, depois a gelatina e por fim, as claras em neve. Incorpore as claras em neve com delicadeza, para deixar o mousse bem aerado. Coloque na travessa ou recipientes individuais na geladeira até que esteja firme (cerca de 3 horas).

Mousse de Mascarpone – preparo igual ao do creme de queijo do Tiramissú. Bata as gemas com 6 colheres de sopa de açúcar, até formar uma gemada clara e bem fofa. Incorpore ao mascarpone com delicadeza e se o mousse de goiabada já estiver firme, adicione completando a segunda camada.

Crocante de castanha de caju – em uma frigideira antiaderente, adicione a castanha de caju cortada grosseiramente e o açúcar mascavo. Use fogo médio a baixo e na medida em que o açúcar for derretendo, vá misturando para que ele grude nas castanhas. Se derreter rápido demais, tire do fogo e espere esfriar um pouco. Cuide para não queimar o açúcar, pois pode amargar.

Sirva o crocante sobre o Mousse Romeu e Julieta apenas na hora de servir e nas porções a serem consumidas, para que mantenha-se crocante e a sobremesa tenha mais textura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.