Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Molhos, Receitas

Receita de Molho Marinara

Nada pode ser mais simples que uma massa com molho marinara, mas você pode elevar a mesma para outro nível, se preparar da forma correta e com os ingredientes certos. Confira aqui todos os segredinhos para arrasar naquilo que muitos chamam de massa com molho de tomate.

Pasta Alla Marinara - Receita de Viagem

Pasta alla marinara.

Sempre gostei de molho de tomate fresco, mas que me convenceu a testar da forma mais tradicional e de fácil preparo foi uma excelente matéria de jornal. Na reportagem, a história do molho de tomates criado na região litorânea da Itália.

Insisto nesta receita há anos, e garanto que ela é capaz de conquistar até mesmo os paladares mais exigentes. Isso porque se preparado da forma correta – e isso nada mais é do que trabalhar de forma a preservar os sabores essenciais dos ingredientes, fica divino. Também porque mudou minha forma de preparar molho de tomate: independente da receita, é esta base que uso.

Testem vocês também esta Receita de Molho Marinara, fica realmente uma delícia preparar dessa forma!

Receita de Molho Marinara

Ingredientes

  • 4 tomates sem pele;
  • 4 colheres generosas de azeite extra virgem;
  • 1 dente alho cortado (ou triturado) em filetes e sem o miolo;
  • manjericão a gosto (orégano, manjerona e salsinha também são boas opções);
  • pitada de sal marinho (ou flor de sal);
  • pitada de pimenta preta moída na hora.

Modo de preparo

Tire a pele dos tomates – veja como fazer neste post aqui! Corte em cubos medianos – quanto mais maduro o tomate, maiores podem ser os cubos. Aqueça metade do azeite e doure levemente o alho. Quando estiver cozido, adicione o tomate. Para que frite por igual, use uma frigideira grande ou wok.

Deixe cozinhar em fogo alto, mexendo algumas vezes para não queimar, por 5 min. ou até que esteja da espessura do molho que mais lhe agrada (mais pedaçudo ou mais para polpa). Não precisa cozinhar por muito tempo, só até o ponto em que começa a engrossar. Esse detalhe é importante: quanto menos cozinhar, mais fresco e saboroso será o molho. Tente manter a cor original do tomate, esse é o grande segredo do molho alla marinara.

Molho de tomate fresco com manjericão - Receita de Viagem

Marinara com manjericão fresco.

mais-molho-de-tomates-frescos-receita-de-viagem

Molho Marinara com salsa picada.

Quando estiver no ponto desejado (com tomates mais inteiros ou mais dissolvidos), adicione o sal, a pimenta e o manjericão fresco (ou a erva fresca que escolher). Finalize com o restante do azeite – este procedimento garante que seja possível sentir o aroma e o sabor do azeite de oliva.

Dica 1: se usar este molho para bruschettas, cozinhe o tomate mas não deixe que os pedaços desmanchem quase nada.

Dica 2: se o objetivo é usar este molho para macarrão, adicione a massa já cozida na panela onde foi feito o molho. Finalize no prato com queijo parmesão ralado.

Dica 3: este molho base é excelente para frutos do mar! Basta acrescentar camarões, lulas e mexilhões de sua preferência e deixar cozinhar por 3 ou 4 minutos.

Dica 4: Molho Marinara perfeito deve ser rápido e leve, de forma a sentir o gosto do azeite extra virgem muito presente na boca, mantendo a suculência do tomate fresco.

Dica 5: escolha os melhores ingredientes que encontrar. Tomates frescos e de formato mais alongado como o San Marzano são as melhores opções.

pasta-alla-marinara-receita-de-viagem

Pasta alla marinara.

Origem: Marinara se tornou um termo genérico para molho de tomate nos EUA e muitas são as teorias sobre o surgimento do mesmo. “Alla Marinarasignificaao pescador“, em italiano, mas esta receita originalmente não leve nenhum tipo de peixe, nem mesmo anchovas. Conforme o autor Zanini de Vita, o nome do molho preparado conforme essa receita, era usado por pescadores de Nápoles, na Itália. O truque que usavam para dar o gostinho do mar era adicionar uma pedra no fundo, para acompanhar a fervura. Por isso a minha opção por sal marinho ou flor de sal para temperar esta pasta típica da Itália.

5 thoughts on “Receita de Molho Marinara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.