Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Frutos do mar, Receitas

Receita de Mexilhões na Cerveja Gueuze

Mexilhões na Cerveja Gueuze - Receita de Viagem

Esta é uma das receitas que faz este blog merecer seu nome, pois ao invés de procurar a indicação de preparo, reproduzi algo que comi quando estava viajando. Como já disse, não consigo dissociar “viagem” de “gastronomia”.

Provei estes saborosos Mexilhões na Cerveja Gueuze na França em 2013, em um bar chamado Academie de la Biére (falarei do bar em outro post!). Até então eu não era muito fã de mexilhões, mas o prato nos conquistou. No fim, fomos atrás de cervejas boas e voltei com mais uma receita na memória. Vamos ao preparo?

Receita de Mexilhões na Cerveja Gueuze

Moules na Gueuze - Receita de Viagem

Ingredientes

– 1 kg de moules frescos;

– 3 chalotas pequenas (se não encontrar, use cebola roxa!);

– 330 ml de cerveja gueuze (procure em lojas especializadas em cerveja);

– 1 tomate grande;

– 1/2 xícara de salsinha picada;

– 1/2 xícara de cebolinha picada;

– 100 gramas de manteiga;

– Sal e pimenta preta à gosto;

– Pão baguete ou batatas fritas para acompanhar.

Como preparar

Preparando os mexilhões - Receita de Viagem

Limpe bem os mexilhões, removendo areia e algas que ficam presos nas conchas. Reserve. Corte as chalotas e reserve. Pique finamente a cebolinha e a salsinha e separe. Descasque e remova as sementes do tomate. Corte em cubos pequenos.

Em uma panela grande, aqueça a manteiga e doure as chalotas. Adicione os moules e mexa. Adicione a cerveja e mexa bem. Por fim, adicione os temperos: cebolinha, salsa, tomate e pimenta preta. Misture bem, prove o caldo e veja se precisa adicionar mais. Vá mexendo e quando os mexilhões estiverem abertos, está pronto!

Dicas:

– se o moule não abrir, mesmo após alguns minutos cozinhando e tendo a maioria abertos, descarte pois está estragado;

– se não encontrar a cerveja, remova o tomate da receita e adicione vinho branco seco. Esta é uma versão simples dos Moules a lá Marinières!

Sobre a cerveja do tipo gueuze: este estilo belga é típica do sul da região de Flandres (norte da Bélgica). Ela é uma espécie de blend de cervejas lambic: é resultado a partir da mistura de uma lambic nova (com aproximadamente 1 ano) e uma antiga (com dois ou 3 anos. Após a mistura, este blend passa por uma segunda fase de fermentação, já na garrafa. Além de aroma frutado, a principal característica dessa cerveja é o sabor azedo. 

Confesso que na nossa primeira aventura em terras belgas não gostei muito do estilo. Mas esta que comprei para preparar o prato, da marca Carrefour mesmo, era excelente! Deve ser por isso que raramente encontro na prateleira, ela sai em um tapa!

Origem: Moules et Frites – ou Mexilhões com Batatas Fritas – é considerado o prato nacional da Bélgica, mas também é muito popular em parte da França. A receita mais tradicional de preparo dos mexilhões nos vizinhos dos belgas é a de Moules Marinieres, que leva cebolinha, salsa e vinho branco seco.

2 thoughts on “Receita de Mexilhões na Cerveja Gueuze

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.