Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Receitas, Vegetariana

Receita de Massa com Alcachofra

Preparo diferenciado para quem ama alcachofra. Receita vegetariana!

Não sou vegetariana, mas quando o assunto é uma bela pasta, abro mão de ter carne na refeição. E alcachofra é um dos meus ingredientes favoritos da vida, tanto que você pode conferir outras receitas com esta flor comestível a partir deste link aqui.

Nesta receita, usei dois tipos de alcachofra: em conserva – pode ser apenas o coração ou mini alcachofras – e mini alcachofras frescas. Estas últimas, especialmente para dar um pouco de textura ao prato, e recomendo muito! O molho em si tem uma base simples, que gosto de usar para os preparos do tipo. Quantidade indicada para duas pessoas. Bom apetite!

Receita de Massa com Alcachofra

Ingredientes

  • 200 g de spaghetti n.5 Barilla;
  • 2 alcachofras pequenas;
  • Vidro pequeno de alcachofras em conserva;
  • 1 limão siciliano;
  • Manteiga;
  • Queijo parmesão ralado;
  • Sal e pimenta.

Modo de preparo

Comece pelo preparo das alcachofras frescas. Se forem bem pequenas, elimine as folhinhas mais externas e rígidas, corte em quatro partes e cozinhe salteando na manteiga. Se não, cozinhe em água fervente por pelo menos 25 min. e depois doure na manteiga. Estas serão usadas apenas para finalizar e dar uma textura extra ao prato.

Enquanto cozinha a massa, prepare o molho, cortando as alcachofras em conserva em pedaços pequenos. Em uma frigideira com fogo médio, adicione mais ou menos 3 colheres de manteiga e quando estiver quente, adicione a alcachofra picada.

Refogue por 4 min., em fogo médio, adicione sal e pimenta e adicione o suco de um limão pequeno. Prove e se estiver do seu agrado, está pronto. Quando a massa estiver cozida, adicione na frigideira onde o molho foi preparo e misture bem.

Finalize no prato adicionando queijo parmesão ralado e os pedaços de alcachofra que foram dourados à parte. Ao fim, uma foto de uma versão sem as mini alcachofrinhas crocantes e douradas na manteiga. E bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.