Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Receitas

Receita de Gyoza ou Jiaozi e Dim Sum

Receita de Gyoza – não é fácil, mas é muito bom!

gyoza 3

Sempre tive ímpetos de, em restaurante japonês ou chinês, comer apenas Gyoza, pelo tanto que gosto destes pasteizinhos asiáticos. Mas me contive e deixei a gulodice para tratar em casa.

Segue a receita que testei, minhas considerações e uma breve explicação sobre gyozas e variações sobre o mesmo tema. Aproveitem, deliciem-se!

Receita de Gyoza de Carne de Porco
Ingredientes
Da Massa
– 2 xícaras de farinha de trigo;
– 1/2 xícara de água quente;
– 1/4 xícara de água fria;
– 1 pitada de sal;
– 1 colher de sopa de óleo.

Do Recheio
– 400 gramas de carne de porco assada moída;
– 3 colheres de sopa de cebolinha picada;
– 2 colheres de sopa de gengibre picado;
– 2 colheres de sopa de molho de ostra;
– óleo de gergelim;
– 1 colher de sopa de manteiga.

Do Molho
– 3 colheres sopa de shoyu;
– 1 colher de sopa de molho de ostras;
– 1 colher de cebolinha picada;
– 2 colheres de água fria.

Modo de preparo
Da Massa
Em uma vasilha, adicione a farinha, a pitada de sal e o azeite. Em seguida, adicione a água quente (usei um pouco além de morna), misture bem e depois adicione a água fria.
Misture e sove até que fique homogênea. Deixe descansar por 45 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio.

Do Recheio
Para uma mistura homogênea, aqueça o óleo e a manteiga e adicione a cebolinha. Frite levemente e adicione a carne, em seguida o gengibre e por fim, o molho de ostras. Se a mistura precisar de um pouco de liga, adicione uma colher de água.
Para a montagem, faça discos finos com a massa e recheie com a carne temperada. Cozinhe no vapor e depois dê uma leve fritadinha na frigideira com óleo.

Do Molho
Para o molho, misture todos os ingredientes e leve a uma panela no fogo. Deixe reduzir, para que forme um molho levemente denso. Este molho serve para mergulhar os pequenos gyozas.

Considerações
– Tive dificuldades com a massa após o “descanso”. Ficou extremamente grudenta e precisei adicionar beem mais farinha para poder esticar e formar os disquinhos. Na próxima, tentarei esta receita aqui! Lembre que o recheio pode ser com seus ingredientes favoritos e esta receita é facilmente adaptável para se tornar um prato vegetariano. Minha sugestão é um recheio com cogumelos frescos!

Origem: Gyozas no Japão, Jiaozi na China, Momo no Tibet…são vários nomes para este petisco, variando conforme o país asiático em questão, mas o preparo não difere muito.
O bom é que independente do lugar na Ásia em que você estiver, poderá apreciar os mesmos. Optei por relacionar esta receita como de Gyoza porque foi assim que conheci estes simpáticos pasteizinhos cozidos, que são consumidos largamente no seu continente de origem, como um lanche servido antes do almoço, chamado Dim Sum.

 

 

One thought on “Receita de Gyoza ou Jiaozi e Dim Sum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.