Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Aves, Receitas

Receita de Frango Empanado Assado

Aproveitando o fato de que esse foi o prato do dia – mais uma vez produzido com êxito!, a dica de hoje traz a Receita de Frango Empanado Assado. Não poderia ser mais prático e saboroso!

Frango com Crosta de Farinha de Amêndoas - Receita de Viagem

Além do mais, esta é uma dica de preparo que comporta muitas variações e pode ser facilmente adaptável para qualquer paladar (que aceite frango, of course). Importante: tempo de marinada é fundamental para que o frango tenha mais sabor. Se puder deixar temperado na geladeira de um dia para o outro, programe-se! 

Por fim…eu sei que frango frito é #tribom #amo mas se estiver procurando algo saudável e igualmente saboroso, teste este modo de preparo, que quando bem feito é excelente.

Receita de Frango Empanado Assado

Você vai precisar de:

– Carne de frango: pode ser coxa, sobrecoxa, peito, coxinhas da asa, asinha…depende do que você gosta e do seu tempo para assar. Costumo usar asas e coxas da asa;

– Molhos prontos: de pimenta, inglês, e de ostras…em geral uso o que tenho em casa, mas estes são os mais recorrentes;

– Sal, pimenta e azeite de oliva;

– Vinho branco, cerveja ou limão;

– Farinha de mandioca, farofa pronta e/ou granola salgada.

Como fazer

Na véspera da refeição, prepare a marinada. Para 1kg de frango, em uma travessa use: 1 colher de sopa bem rasa de molho de pimenta (depende do seu gosto também, se prefere ais ou menos apimentado); 2 colheres de molho inglês; 2 colheres de molho de ostras; 2 colheres de azeite de oliva e 3/4 de xícara de vinho branco. Se usar limão, o suco de um basta. Misture bem, ajuste sal e pimenta (provando) antes de colocar o frango.Quando estiver do seu agrado, coloque o frango e deixe descansando na geladeira por 24h.

Pré-aqueça o forno em 200 graus. Prepare uma mistura com farofa temperada e farinha de mandioca (para que a crosta fique com sabor suave). Remova o caldo da marinada. Se tiver farinha de amêndoas, de castanhas ou de nozes, pode adicionar também que fica ótimo! O uso de granola salgada para empanar faz do frango assado uma opção diferente saborosa e rica em fibras. Passe os pedaços de frango na mistura seca escolhida e coloque na forma para assar.

Leve ao forno por aproximadamente 1h. Depende muito do tamanho dos pedaços de frango escolhidos. Em geral, esse tempo é o indicado para coxinhas da asa. Ligo o dourador do forno nos últimos 10 minutos, para evitar que fique tostado por fora e cru por dentro. Antes de desligar o fogão, corte uma das peças até o osso para ver se está ok.

Pode ser consumido como petisco ou com acompanhamentos.

Frango Empanado com Coco - Receita de Viagem Frango Empanado Assado - Receita de Viagem

Observações

– Acho que ainda não tinha feito uma receita tão cheia de OU`s. Ocorre que costumo usar o que tenho em casa. Não saio colocando tudo que vejo pela frente, mas sempre penso se os temperos combinam entre eles;

– Se coloco mostarda, por exemplo, deixo de lado o molho de ostras. Se deixo marinando com leite de coco, deixo de lado o molho inglês e coloco coco ralado para empanar. Se uso sálvia, alecrim e vinho na marinada, deixo de lado os molhos prontos…e por aí vai!

– Nestas horas, aposte sempre nos sabores clássicos: sálvia e alecrim são característicos da culinária italiana por exemplo. Se seguir por essa premissa, não correrá o riscos.

———

Este post faz parte da série de Receitas Fáceis e Baratas com Frango. Para ver outras já publicadas, basta digitar “frango” no campo de busca na parte superior do site, e encontrará outras delícias. Saboreie sem moderação!

One thought on “Receita de Frango Empanado Assado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.