Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Aves, Receitas

Receita de Frango Cítrico

A foto não é das melhores, sorry. Mas fica muito bom, eu garanto!

Este é um dos pratos que mais gostei de fazer (e comer, é claro!) nos últimos tempos. Vi beeem por cima uma Receita de Frango Cítrico.

Como já falei anteriormente, estou morando na Bélgica (nem dois meses ainda) e por hora estamos em um flat, antes de irmos para o apartamento definitivo. Infelizmente estou sem forno, mas estou me tornando expert em receitas de microondas! Okay, eu sei que os franceses vão torcer a cara. Mas me sinto meio que na obrigação de postar essa receita, por um único motivo: o verão.

“Como assim, mas aí não é inverno?” Sim, só que essa é uma receita que é a cara do verão (desculpem a frase clichê de blog de moda, mas precisei usar). Primeiro por ser prática e fácil de preparar e fazer no microondas – juro que vou ensinar vocês a fazerem maravilhas com o bendito! – e por ser refrescante, como deve ser uma receita de verão.

Depois de muito papo, vamos ao que interessa: Receita de Frango Cítrico

Ingredientes

– 8 pedaços de frango;

– 4 batatas de tamanho médio em cubos grandes, com casca;

– Suco de uma laranja;

– Duas colheres de suco de limão;

– Rodelas de meio limão;

– Rodelas de 1 laranja pequena;

– Duas colheres de molho de soja;

– 1 colher de azeite extra virgem;

– 1 colher de manteiga;

– 1 colher de gengibre picado;

– 1 colher de chá rasa de sal;

– 1 colher de sopa de mel;

– pimenta branca à gosto.

Modo de preparo

Remova as gordurinhas extras dos pedaços de frango e reserve. Extraia o suco da laranja e o limão e adicione a pimenta, o sal, o azeite, o mel, o molho de soja e o gengibre picado. Misture bem e regue o frango com esse tempero, pelo menos duas horas antes de levar ao forno. Deixe na geladeira marinando.

Corte as batatas grosseiramente e com casca. Quando chegar o momento de assar, adicione ela, a manteiga e as rodelas de laranja sobre o frango, na travessa que vai ao forno. Coloque para assar (180º em forno tradicional) e acompanhe, regulando tempo e temperatura para que não queime o fundo da travessa.

No microondas, vai depender da potência do seu forno. Não cubra a travessa, apenas pause o cozimento e regue a carne com o caldo periodicamente, para que não resseque. Asse até ficar dourado.

Frango assado sobre cama de rúcula. Não ficou tão dourado quanto queria, mas ficou tão bom!

Dica

– Originalmente esta receita é para ser feita no forno. Se preferir, não exite. Aqui não temos preconceito. Indico o uso do microondas por ser prático. Em qualquer uma das opções, será igualmente saboroso.

– Usei asa e coxinha da asa de frango. Mas pode usar os pedaços de sua preferência.

– Pode finalizar com salsinha picada ou tomilho desfolhado.

One thought on “Receita de Frango Cítrico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.